Sem categoria

Opções Binárias funciona? Verdades e mitos sobre o mercado binário

Neste artigo, vamos tentar lançar alguma luz sobre dúvidas que assombram muita gente a respeito da negociação de binárias. Assim, esperamos ajudá-lo a tomar decisões informadas e conscientes, caso decida entrar neste mercado.

Investimento ou jogo de azar?

Uma dúvida comum entre quem não conhece o mercado binário é a respeito da sua tipologia enquanto produto financeiro. Afinal, quando falamos numa negociação binária, parecemos estar dizendo às pessoas que isso é o mesmo que jogar cara ou coroa.

Apesar de sua característica de negociação “tudo ou nada”, com duas possibilidades em vista, o mercado binário não é um mero jogo de azar, no qual os resultados dependerão unicamente da sua sorte. Na verdade, é possível analisar comportamentos e tendências de forma racional a respeito dos ativos adjacentes à negociação binária. Afinal, estamos falando aqui de ativos como moedas e ações da bolsa.

Por outro lado, pela sua característica de curto ou até curtíssimo prazo, pode ser um exagero, para muitas pessoas, chamar o trading binário de opção de investimento. No entanto, as binárias são, sim, uma opção de investimento. Afinal, permitem ao investidor aumentar seu capital com estratégias racionais, as quais são executadas com prazos determinados e ferramentas sérias, inclusive corretoras bem estabelecidas no mercado.

Um instrumento financeiro como qualquer outro

Após seu crescimento exponencial a partir de 2008 e sua classificação como instrumento financeiro em 2012, a negociação de binárias ganhou credibilidade crescente. Durante esse tempo, houve um aumento contínuo no número de pessoas que pesquisam sobre o termo no Google. Quando chegou ao Brasil, há poucos anos, as binárias já eram conhecidas na Europa e em outras partes do mundo. Por aqui, criou raízes junto a um público fiel e devoto às suas possibilidades de ganhos monstruosos.

Atualmente, a negociação de binárias é um produto regulamentado por jurisdições da União Europeia, como a CySec (Comissão de Valores Mobiliários do Chipre) e a MFSA (Autoridade de Serviços Financeiros de Malta), entre outras. Entidades como essas ajudam a impor às corretoras diretrizes e obrigações rígidas, que protegem os usuários e tornam sua experiência mais segura.

Um mercado simples e prático

Provavelmente, um dos benefícios mais procurados da negociação de binárias, que atrai muitos traders, é a sua simplicidade. O mercado binário tem uma premissa simples, que fornece apenas duas opções ou resultados ao investidor (daí vem o termo “binário”): subida ou descida do ativo adjacente.

Com base em sua estimativa fundamentada em diversos fatores e modelos, você escolherá o sentido do movimento que imagina para o ativo. Além disso, deve definir o prazo em que isso ocorrerá e quanto investirá na opção. Caso acerte, você ganhará algo entre 80% e 90% sobre o valor investido. Se errar, perderá 100% do investimento.

Esta é uma operação bastante objetiva e que indica desde o começo o retorno possível do trader. Com isso torna mais fácil o planejamento do trader e permite a criação de estratégias claras baseadas em indicadores técnicos (análise gráfica) ou na análise fundamentalista.

Um investimento seguro?

Precisamos, claro, definir o que seria um investimento seguro. Se a questão para você é a proteção frente ao risco de golpes de corretoras, então sim, este é um investimento seguro. Basta optar por plataformas que tenham um bom nome no mercado para você ficar livre de problemas.

Se a sua preocupação for em ter um retorno seguro dos seus investimentos, então esta pode não ser a melhor escolha. Afinal, o mercado binário é um mercado que oferece maiores ganhos, mas também maiores riscos, se comparado com mercados de ações, Forex e outros. Antes de investir nele, estude bem seu funcionamento e o quanto as binárias combinam com seu perfil de trading.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo