Ferramentas

VWAP: O que é e como aplicá-lo em operações de Day Trading

Quer saber o que é VWAP e para que ele serve? Conheça as principais características desse indicador e entenda a sua utilidade em operações de Day Trading.

VWAP o que é

Para quem procura um indicador útil em operações de day trading, o Preço Médio Ponderado por Volume, ou VWAP indicador, costuma ser uma das opções preferenciais. Afinal, esse é um tipo de média móvel com características pertinentes para algumas formas de análise.

O VWAP é tradicionalmente usado pelos investidores institucionais, mas já tem se popularizado entre traders independentes. Sua principal virtude está em relacionar o nível de preço à média negociada do ativo. Desse modo, ajuda o investidor a determinar tendências em momentos específicos.

Quer entender melhor como funciona o VWAP indicador? Neste artigo, mostramos no VWAP o que é mais importante em relação ao seu uso em day trading. Explicamos também suas vantagens e a lógica por trás da VWAP fórmula. 

Afinal, o que é o VWAP indicador?

O Volume Weighted Average Price, ou VWAP, é um indicador que expressa a média móvel do preço de um ativo ponderada pelo volume de negociações. O VWAP pode ser aplicado a qualquer momento. No entanto, seu uso mais comum se dá em intervalos dentro de um dia, plotado em conjunto com o preço.

O volume financeiro negociado do ativo pode fornecer informações importantes a seu respeito. Mais especificamente, pode indicar uma alta ou queda brusca. Com isso, ajuda os investidores a tomarem decisões de entrada e saída.

Além disso, notamos no VWAP o que é outra de suas grandes vantagens: a tendência só se mantém forte quando uma parte grande do mercado participa do movimento. Quando isso não ocorre (o volume fica sem confirmar a tendência), o movimento do gráfico se dissipa rapidamente. 

O VWAP dá uma importância maior ao volume financeiro, e não ao tempo. Desse modo, diferencia-se de outras médias móveis. Podemos resumir assim as suas principais vantagens:

  • Torna mais fácil a identificação dos pontos de menor ou mais liquidez
  • Facilita a identificação dos movimentos das principais instituições financeiras
  • Permite identificar se o operador está comprando/vendendo abaixo/acima da média do mercado
  • Serve como benchmark de eficiência de empresas, o que o torna uma referência para pagamentos de comissões

Muitas corretoras oferecem aos clientes a possibilidade de operar com um robô que executa as ordens seguindo os preços do VWAP indicador. Essa opção é conhecida como Execução Garantida na VWAP (Guaranteed VWAP Execution). Assim, o investidor tem a garantia de que está seguindo os principais movimentos do mercado.

Como o VWAP é calculado

O VWAP segue uma fórmula de média ponderada como as que nos acostumamos a ver na escola:
PVWAP = ∑x Px Qx ÷ ∑x Qx.

Não entendeu nada? Não se preocupe, pois é mais simples do que parece. Basta ter como referência as seguintes informações:

  • PVWAP = preço médio ponderado pelo volume
  • Px = preço negociado do ativo x
  • Qx = quantidade negociada do ativo x

O símbolo ∑ indica que o cálculo é feito com a soma de todos os dados do período em questão. O preço observado em cada período deve ser multiplicado pelo volume negociado na mesma data para, em seguida, ser somado. Então, o resultado é dividido pela soma de todos os volumes observados nesse mesmo período.

Existe também o VWAP indicador ancorado. Nesse caso, os cálculos são vinculados a uma barra de preço específica selecionada pelo trader. A anchored VWAP fórmula tem como base uma primeira barra qualquer (a âncora), enquanto a última barra fica sendo a barra mais recente no gráfico. Ao aplicar a anchored VWAP fórmula, o investidor ganha uma flexibilidade maior, não se limitando tanto ao uso intradiário desse indicador.

Como aplicar o VWAP em day trading

Os investidores que usam o VWAP costumam comprar o ativo quando o seu preço está abaixo do VWAP e vendê-lo quando o preço está acima do VWAP. Por trás desse método está o princípio de que o preço tende a retornar à média. Assim, o trader espera ter uma entrada mais eficiente e obter uma margem sobre os demais operadores.

Resumindo, o investidor espera obter do VWAP o que é sua principal vantagem: a possibilidade de antever uma tendência e negociar com um preço mais favorável, na comparação com o que os outros investidores pagaram/venderam.

Há muitos investidores que adicionam na análise as Bandas de Bollinger. Assim, também têm uma visão da volatilidade do preço e podem tomar decisões com maior assertividade. É possível usar para combinações de Bandas de Bollinger e VWAP MetaTrader 5 e outros ambientes de trading populares atualmente.

Além disso, o VWAP pode ser usado para confirmar tendências. Nesse caso, deve-se esperar que o preço ultrapasse a média. Assim, o VWAP indicador também passa a ser uma boa opção para operações de momentum.

Anchored VWAP fórmula
VWAP fórmula

Limitações do VWAP

É claro que, como qualquer indicador, o VWAP também tem suas desvantagens. Por exemplo, diferentemente das médias móveis tradicionais, sejam elas aritméticas ou exponenciais, não é possível tornar o VWAP indicador responsivo de acordo com diferentes períodos. Afinal, ele tem como base o volume negociado. Isso limita as possibilidades de criação de estratégias com cruzamentos ou divergências de médias.

Além disso, o VWAP pode apresentar distorções em períodos que não se limitem a um mesmo dia. Outro ponto importante é a possibilidade de ele permanecer abaixo ou acima de determinado preço por longos períodos, devido a tendências mais acentuadas. Com isso, pode gerar alertas falsos de sobrecompra ou sobrevenda.

Considerações finais

O VWAP é extremamente valioso por tornar visível a influência de grandes players no mercado. Assim, os investidores menores podem seguir com facilidade os movimentos dos principais operadores. No entanto, como vimos, é preciso ter alguns cuidados na análise, inclusive com a aplicação de indicadores adicionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo