CriptomoedasInvestimentos

O que você precisa saber sobre investimentos em criptomoedas?

Diferente do real que é emitido pelo governo brasileiro, as criptomoedas não possuem nenhum governo que faça a sua emissão. São moedas digitais criadas para serem utilizadas em transações digitais. Permitem, assim, uma nova possibilidade de realizarmos negociações e vermos o dinheiro. 

O que tem garantido o crescimento das criptomoedas é o interesse de investidores que acreditam no potencial destes ativos. Como em outros mercados, os valores de cada criptomoeda variam conforme a oferta e demanda. 

Por isso, o mercado de criptomoedas procura manter um número de ativos em circulação e só injeta uma quantidade pré-determinada e decrescente de novas criptomoedas. Isso garante a valorização e a estabilidade da moeda. Sua lógica ainda pouco conhecida, no entanto, ainda cria certas barreiras para novos investidores.

Vantagens e desvantagens dos investimentos em criptomoedas

Quando um investidor busca realizar novos investimentos em criptomoedas, deve sempre compreender as principais vantagens de negociar com estes ativos.

Em relação às vantagens, sem dúvida a liberdade de pagamento é uma delas. Diferentemente de outras transações, realizadas sempre graças a intermediários, a negociação de criptomoedas permite pagamentos instantâneos e sem restrições físicas.  

Outro atrativo das criptos são as baixas taxas de negociação. Em alguns casos, essas transações ocorrem com isenções. Ou seja, o mercado de criptomoedas proporciona vendas e transferências muito abaixo dos valores cobrados por intermediários.  

A segurança é outra qualidade desses ativos. A criptografia é um dos métodos mais seguros para manter os ativos seguros. Para quem busca investimentos em criptomoedas, é importante saber que é também possível realizar negociações sem vincular qualquer informação pessoal do usuário, garantindo proteção à identidade. 

Além de seguro, o mercado também é bastante transparente. Cada negociação realizada é disponibilizada na blockchain. Ou seja, além de as transações serem registradas publicamente, elas também estão devidamente criptografadas, o que impede manipulações.

No entanto, sempre existem as desvantagens, e quem pretende realizar investimentos em criptomoedas precisa também estar atento a elas. Uma das desvantagens está relacionada à aceitação dos investidores. Apesar de seu crescimento, o número de pessoas que conhece e utiliza as criptomoedas ainda é muito pequeno. 

Outra desvantagem diretamente ligada à questão da aceitação é a volatilidade da moeda. Conforme o mercado de criptomoedas cresce os ativos tendem a crescer também, criando uma ilusão de valorização que pode acabar decepcionando investidores. Não reconhecer esta volatilidade pode gerar problema para investidores iniciantes que acreditam num crescimento eterno. 

Melhores criptomoedas para investimentos

Vamos destacar aqui as principais moedas que hoje já possuem credibilidade e respeito no mercado. Todas elas foram escolhidas através de critérios básicos como liquidez, fundamentos e crescimento. 

A primeira delas e também a mais conhecida é o Bitcoin. Atualmente, segue sendo a maior criptomoeda do mercado. O que importa para os investidores é que se trata de uma moeda com forte desenvolvimento, adoção, liquidez, descentralização e segurança. 

Há algum tempo, o Ethereum tem crescido e mostrado o seu potencial. Sua liquidez, adoção, forma de uso e descentralização são os principais motivos que tem atraído novos investidores. 

Já o XRP é uma criptomoeda diferente. Apesar de ser uma moeda digital, o XRP surge como uma alternativa mais barata de negociação entre grandes bancos. Ou seja, difere da essência das criptomoedas que é excluir intermediários, o XRP tem portanto se associado a alguns bancos para valorizar sua adoção e liquidez. 
Por último, mas não menos importante, o Binance Coin é um tipo de token desenvolvido pela corretora Binance, uma das maiores do mundo. Estes tokens estão disponíveis para compra, mas a cada seis meses, a Binance compra todos eles de volta e torna a vender novamente com o intuito de manter a procura e evitar a desvalorização.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo