InvestimentosSem categoria

O que é FAANG e qual o seu impacto no mercado financeiro?

Quando pensamos nas maiores empresas que existem no mundo, alguns nomes específicos costumam vir à nossa mente. No século passado, ali pelos anos 1990, talvez pensássemos em empresas como a Coca-Cola ou a Ford, gigantes multinacionais com marcas consolidadas a nível global. Atualmente, é certo que essas e outras empresas preservam a força da marca e continuam faturando bilhões. No entanto, o mundo mudou, o consumo e as estruturas de mercado não são mais as mesmas e outras empresas passaram a ter mais destaque entre o público e os investidores. E nada simboliza melhor essa mudança do que as FAANG.

Mas, afinal, o que quer dizer FAANG? Qual a sua importância para o mercado financeiro e, mais especificamente, para o mercado binário? O objetivo deste artigo é justamente responder a essas perguntas e fazer com que nossos leitores fiquem mais à vontade para analisar, talvez, pensar em investir em opções ligadas às ações dessas empresas. Vamos lá!

O que é FAANG?

FAANG é um acrônimo usado para se referir a cinco empresas dos Estados Unidos que têm um grande peso não apenas na economia americana, mas também a nível global. São elas: Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google. Ou seja, estamos falando especificamente sobre gigantes da área de tecnologia da informação.

Artigos relacionados

Provavelmente, você já conhece todas essas empresas (e marcas) e até utiliza os produtos de muitas delas. Afinal, elas fazem cada vez mais parte da rotina de milhões de pessoas no Brasil, assim como em outras partes do mundo. Inclusive, é isso que as torna tão valiosas. Mas será que você sabe tanto assim sobre elas? A seguir, faremos um resumo sobre cada empresa e o que as torna tão especiais.

Facebook

Com mais de 10 anos de história, o Facebook ainda é a rede social mais popular no planeta, com mais de 2 bilhões de usuários e um volume gigantesco de conteúdo produzido e compartilhado em sua plataforma diariamente. No entanto, quando falamos em termos de negócios, é bom lembrar que o valor de mercado do Facebook também se deve à popularidade de outras empresas do grupo, especialmente o Instagram e o WhatsApp.

O Facebook é provavelmente a empresa que mais acumulou polêmicas nos últimos anos, entre as companhias que integram o FAANG. Afinal, as redes de Mark Zuckerberg, com destaque para o próprio Facebook e o WhatsApp, têm estado no centro das discussões sobre fake news, privacidade e outros temas caros aos nossos tempos. Tudo isso tem impacto sobre as ações da empresa, que continuam sendo das mais visadas pelos traders.

Amazon

Tendo iniciado com o comércio online de livros, a Amazon cresceu ao longo das duas últimas décadas até se tornar a maior loja virtual do mundo. Presente em dezenas de países e responsável por uma fatia significativa das vendas realizadas pela internet, a empresa soube inovar em seus produtos e serviços com o tempo. Hoje em dia, além da venda direta, que é viabilizada por centros de distribuição gigantescos espalhados pelo mundo, a empresa funciona como marketplace para milhares de vendedores em aproveitar a sua visibilidade para vender seus próprios produtos.

A empresa de Jeff Bezos também diversificou seus negócios para outras áreas, oferecendo seu próprio serviço de streaming – o Prime Video – e produtos como o Kindle. Com a crise sanitária global, iniciada em 2020, a empresa acabou se valorizando ainda mais, devido ao aumento das vendas pela internet e ao consumo de streaming, entre outros fatores. Por isso, tem atraído uma atenção crescente dos investidores.

Apple

Empresa sinônimo de inovação desde os anos 1980, a Apple deslanchou de vez neste século com invenções como o iPhone, o iPad e outros produtos campeões em seus respectivos mercados. Sua influência ainda é enorme em tudo o que diz respeito a informática, smartphones e gadgets em geral, mas a empresa também soube estender seus tentáculos para o lucrativo negócio de streaming e produção de conteúdo.

Com captação superior a 2 bilhões de dólares, seus produtos nunca deixaram de ser referência, desde a fase gloriosa vivida sob o comando de Steve Jobs. Atualmente, a empresa sofre um pouco mais devido à concorrência pesada de dispositivos Android e mesmo de competidores chineses. No entanto, mantém-se como um investimento seguro a longo prazo, devido à enorme fatia que preserva em diferentes mercados, sobretudo com o iPhone.

Netflix

Empresa mais jovem a compor a sigla FAANG, a Netflix surgiu como o grande player global no mercado de streaming, na década passada. Além de ser uma plataforma referência para a disseminação de conteúdo via streaming, a Netflix produz seu próprio conteúdo – e com imensa qualidade, como atesta a popularidade de suas séries e filmes e o sucesso que costumam ter junto à crítica.

Nos últimos anos, a empresa passou a sofrer mais com a entrada de concorrentes de peso no mercado de streaming. Afinal, com a migração do público da televisão e do cinema para os serviços on-demand, empresas como a Amazon e a Disney criaram suas próprias plataformas para concorrer nesse mercado. Além disso, marcas como a HBO e produtoras de peso local – como a Globo, no Brasil – passaram a disputar o dinheiro e os acessos de consumidores nos principais mercados. Ainda assim, a Netflix é referência e tem a força de sua marca como trunfo para garantir uma captação segura de investimentos.

Google

Dono da última letra a compor o acrônimo FAANG, o Google é o maior mecanismo de buscas do mundo, e foi isso que tornou sua marca tão conhecida nos primórdios da internet. No entanto, a empresa soube diversificar seus negócios e suas receitas, mesmo que uma parte imensa delas ainda venha de seus anúncios pagos, praticamente onipresentes na internet. Isso é fruto das bilhões de buscas feitas em seu mecanismo de pesquisa anualmente, no que o Google se tornou quase hegemônico.

Algumas das marcas que compõem seu leque de negócios são o Blogger e o Youtube, referências enquanto plataformas de conteúdo, além de aplicativos como o Chrome e o Waze. Isso, claro, sem esquecer do Android, que virou o grande concorrente do iOS em dispositivos móveis, do navegador Chrome e do dispositivo Chromecast. A empresa inova em diferentes frentes e mostra que continua sendo um investimento seguro.

A importância das FAANG para o mercado financeiro

As empresas FAANG têm uma grande importância para o mercado financeiro americano e, consequentemente, influenciam os mercados de ativos a nível mundial. Elas estão listadas na bolsa de Nova York, mas seus resultados influenciam ativos e derivados de diferentes mercados e acabam servindo como farol para negócios diversos. Isso se dá não apenas pelo seu imenso poder de captação no mercado, mas também pela sua influência em cadeias produtivas transnacionais, além do fato de serem referência no segmento mais moderno e inovador na economia mundial: o de tecnologia da informação.

Para entender a importância de cada uma dessas empresas, temos que levar em conta o fato de que elas são, na verdade, grupos empresariais diversificados, que atuam em diferentes frentes com o mesmo poder. As diferentes empresas do grupo Alphabet, que controla o Google, somam um valor de mercado que alcança bilhões de dólares com seus diferentes produtos e serviços. Portanto, é natural que a capitalização de mercado de cada marca que compõe o acrônimo FAANG tenha um impacto incomum nos rumos de muitas economias.

Além da influência que essas empresas têm sobre os papéis de outras companhias – como fornecedores ou clientes de seus serviços – as FAANG fazem parte de índices econômicos importantes. Todas elas fazem parte do índice Nasdaq, por exemplo. A Apple também compõe a cesta de papéis do índice Dow Jones. Ou seja, seu desempenho afeta diretamente dois índices entre os mais importantes do mercado financeiro mundial, mostrando o status da capitalização de mercado a nível geral. Resumindo: vale a pena acompanhar a trajetória dessas empresas e a performance dos seus papéis.

Como investir nas FAANG estando no Brasil

Para os investidores, portanto, conhecer melhor as empresas FAANG pode representar uma grande janela de oportunidades. Isso não apenas em relação às ações das empresas específicas, mas como referência para outras negociações no setor de tecnologia. Afinal, esse é um mercado que tem gerado um número de IPOs (ofertas públicas de ações) fenomenal nos últimos anos. E essas oportunidades estão disponíveis também no Brasil, por meio de corretoras como o Grupo XP Inc.

E como isso é possível? Há pelo menos três formas disponíveis.

Uma delas é através de BDRs, ou certificados de ações. Neste caso, basta acessar o home broker de sua preferência, fornecer o ticker da empresa no mercado brasileiro, o quanto de ações pretende adquirir e o preço desejado. Em seguida, você assina eletronicamente a operação e, então, basta aguardar pela sua liquidação. Quanto aos tickets que cada FAANG tem no mercado local, basta seguir as referências abaixo:

Outra forma comum de investir nessas empresas é por meio de fundos internacionais. Neste caso, o caminho pode ser um pouco menos simples. Afinal, nem sempre o trader tem acesso a essa possibilidade. Caso seja o seu caso, no entanto, basta acessar a plataforma do seu banco ou corretora de investimentos, como o Grupo XP Inc, para encontrar essa opção. Opcionalmente, se você ainda não tem esse serviço à disposição, tente entrar em contato com a instituição para conferir se é possível investir nesses fundos.

Por fim, você pode preferir não investir diretamente nos papéis dessas empresas. Nesse caso, uma alternativa interessante e que tem ganhado popularidade no Brasil, assim como em outros países, é o investimento em opções binárias. É sobre isso que trataremos na próxima seção.

FAANG e Opções Binárias

O mercado binário tem como uma de suas principais características a grande flexibilidade na escolha dos ativos adjacentes com que se pode negociar nele. Para ilustrar esse aspecto, basta lembrar o leitor de que os seguintes ativos negociáveis estão disponíveis para negociação nas principais corretoras de binárias do mercado:

  • Pares de moedas
  • Ações de empresas
  • Índices financeiros
  • Commodities
  • Criptomoedas

Em corretoras como a IQ Option e em outras plataformas populares do mercado binário, é possível negociar com qualquer um desses ativos adjacentes. Mas, se você está de olho mesmo é no desempenho das empresas FAANG, seu foco deve estar em duas categorias específicas de ativos negociáveis em binárias: ações de empresas e índices financeiros. A seguir, falaremos sobre cada uma delas.

Ações de empresas no mercado binário

Se falamos em empresas FAANG, pensamos logo em suas ações na bolsa. No caso, os papéis dessas empresas são comercializados nos EUA, mas estão disponíveis no Brasil por meio de BDRs ou pelo acesso a fundos internacionais. No entanto, a boa notícia é que você não precisa negociar os próprios papéis dessas empresas para se beneficiar de sua valorização.

No mercado binário, basta selecionar as ações delas como ativos negociáveis para ter a chance de negociar opções lastreadas no comportamento dos seus preços. Assim, você pode ganhar dinheiro não só na alta das ações (com opções de CALL), mas também na baixa (com opções de PUT).

Para fazer isso, basta acessar a plataforma da sua corretora e selecionar a ação desejada como ativo na seção específica. Você encontrará Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google listadas em corretoras como a IC Markets. Depois, basta selecionar o valor que deseja investir, o prazo da operação e, finalmente, se a opção é de compra ou venda.

Índices financeiros no mercado binário

Uma alternativa para apostar nos preços das ações de FAANG no mercado binário, mas sem limitar o investimento ao preço de uma delas em específico, é investindo em índices financeiros. Neste caso, claro, o que você precisa fazer é encontrar índices que incluam as ações dessas empresas em sua cesta de preços de ativos. Desta forma, você estará investindo não só no valor de uma ação, mas num conjunto de diversas ações.

Se você pretende investir em todas as FAANG de uma só vez, por exemplo, pode optar pelo índice Nasdaq. Lembre-se que ele inclui papéis de mais empresas em seu indicador. No entanto, o peso das FAANG é grande, e elas podem apontar para uma mesma direção em contextos específicos do mercado, em que o setor de tecnologia e/ou inovação seja beneficiado. Assim, você estará apostando num índice que costuma apresentar um comportamento mais consistente e menos volátil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo