Sem categoria

Vantagens e desvantagens do robô de Opções Binárias grátis

O uso de robôs de binárias, “bots” e outros softwares e aplicativos de negociação automatizados explodiu nos últimos anos. Há um número absurdo de opções à sua disposição em sites diversos ou sendo oferecidos em redes sociais por influencers de binárias e vendedores. O melhor, no entanto, é que há versões gratuitas para quem não pretende gastar nisso (pelo menos ainda).

Neste artigo, explicamos como funciona um robô de trading binário, analisamos as principais vantagens (e também as desvantagens) de optar por um robô gratuito e, afinal, tentamos entender se compensa seguir por esse caminho. Esperamos ajudá-lo a tomar a decisão correta quando for sua vez de escolher.

Como funcionam os robôs?

Os robôs binários e algoritmos de negociação automática combinam serviços de sinais com a negociação automatizada. O software, portanto, tenta identificar negociações lucrativas e, em seguida, realiza essas negociações automaticamente. O elemento de automatização das operações move, de certo modo, os serviços de sinal mais um imenso passo adiante. 

Afinal, os robôs permitem que quase todo o trabalho de um trader binário passe a ser executado de forma automatizada, ao concentrar as tarefas de analisar, decidir e executar ações no mercado binário. Resta a você, claro, gerenciar os fundos na plataforma e, obviamente, programar o robô para agir da forma que considera mais adequada.

Esses sistemas automatizados, quando aplicados a negociações Forex ou outros mercados com diferentes formatos, têm níveis de gerenciamento de risco mais sofisticados, incluindo o stop loss. No caso das binárias, como os vencimentos são fixos, esse gerenciamento automático é mais limitado. Ainda assim, você contará com alternativas como a fixação de gastos diários.

Riscos do robô de binárias

Logicamente, esses sistemas não são sempre seguros, mas o nível de risco financeiro que essas ferramentas trazem costuma estar totalmente sob a responsabilidade de quem o configurou. O que isso nos diz? Bom, talvez você irá preferir pesquisar arduamente por um robô confiável, configurado perfeitamente por pessoas sérias. Opcionalmente, se a curiosidade ou a desconfiança (ou ambas) o moverem, poderá optar por fazer sozinho toda essa configuração.

Existe, atualmente, uma tendência crescente entre as corretoras de fornecer aos seus usuários a capacidade de configurar seus próprios “bots”, ou sistemas de negociação automatizados. Eles geralmente tendem a tornar o processo mais fácil, ajudando os traders a realizarem seus investimentos com segurança e, às vezes, uma consistência maior do que eles próprios teriam se operarem da forma tradicional. Afinal, o robô executa estritamente a estratégia definida, sem margem para hesitações ou receio.

Robôs grátis: vantagens e desvantagens

Além dos bots oferecidos gratuitamente por algumas plataformas de binárias, você pode encontrar muitas opções grátis de fornecedores independentes. Na maioria dos casos, esses robôs são oferecidos como versões trial ou inferiores de robôs pagos. Ou seja, são uma forma de atrair usuários que poderão adquirir a versão paga futuramente. Portanto, obviamente, um fornecedor não oferece exatamente o mesmo em cada versão.

Vamos ver quais são, normalmente as vantagens e desvantagens de seguir usando um robô gratuito, em vez de apostar em versões pagas.

Vantagens

  • Nem um centavo gasto com o robô
  • Recursos básicos já trazem vantagens
  • Possibilidade de trocar por outro robô grátis, caso não goste

Desvantagens

  • Menos recursos que os robôs pagos, normalmente
  • Falta de suporte
  • Falta de atualizações

Os parâmetros com os quais um robô é configurado podem se tornar menos (ou mais) eficientes com o tempo. Eles terão, portanto, de ser constantemente monitorados quanto ao seu desempenho. Esse é um aspecto que influencia na hora de decidir por uma opção grátis (dificilmente ela será atualizada para você). Além disso, você poderá ficar na mão caso tenha problemas com o funcionamento ou com a configuração do robô, pois dificilmente receberá suporte sem pagar por ele.

Por outro lado, os robôs grátis podem ser uma opção interessante para se acostumar com o funcionamento dessa ferramenta e já aproveitar alguns dos seus benefícios. Ou seja, pelo menos num primeiro momento seu uso está mais que justificado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo