Criptomoedas

Carteira virtual de criptomoedas: o que é e como ela funciona?

A carteira virtual de criptomoedas é um recurso útil para quem deseja armazenar suas criptos e tê-las à mão sempre que surgir uma boa oportunidade de negócio. Atualmente, elas são mais um exemplo do quanto o segmento de finanças e investimentos tem avançado no mundo digital.

Neste artigo, explicamos o que é uma carteira virtual de criptomoedas, como esse recurso funciona na prática e quais são as suas principais vantagens para os usuários. Além disso, apresentamos alguns dos principais tipos de carteira virtual e discutimos uma questão importante sobre essa ferramenta: a segurança.

O que é uma carteira virtual de criptomoedas

Uma carteira virtual de criptomoedas é uma ferramenta digital usada para armazenar criptos como Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e Litecoin (LTC), entre outras opções. Também conhecida como carteira digital ou digital wallet, permite ainda receber e enviar criptomoedas para outras carteiras e endereços na rede.

Existem diversos tipos de carteiras virtuais de criptomoedas, como aquelas vinculadas a corretoras online, aplicativos independentes para celular ou carteiras em hardware. Em geral, elas têm em comum a característica de permitir que os usuários armazenem e transacionem criptomoedas com segurança e praticidade.

Como funciona uma carteira virtual

Como existe mais de um tipo de carteira virtual de criptomoedas, a forma de funcionamento também varia bastante em cada caso. De todo modo, há alguns aspectos que se mantêm semelhantes em qualquer uma das versões adotadas pelo usuário.

Em geral, quando falamos em uma carteira virtual, estamos nos referindo a um tipo de software, que pode vir na forma de um programa de computador ou aplicativo para celular. Um dos aspectos mais marcantes nesse caso é o nível de segurança oferecido. Afinal, para a proteção dos fundos dos usuários, as carteiras costumam contar com criptografia de ponta.

Para começar a usar uma carteira virtual, você só precisa fazer o seguinte:

  1. Criar uma conta no serviço de wallet desejado
  2. Definir uma senha ou chaves de acesso
  3. Obter o endereço da sua carteira
  4. Usar esse endereço para transferir suas moedas a partir de outra carteira ou conta em uma corretora
  5. Conferir se deu tudo certo com a transferência e começar a gerir seus fundos

O acesso dos usuários a essas carteiras se dá por meio de chaves de acesso ou de uma senha pessoal, dependendo do tipo de carteira em questão. Algumas carteiras também podem ser usadas como meio de pagamento — pela aproximação do smartphone do usuário a um QR Code de uma maquininha de cartão.

Esse é apenas um dos exemplos de como uma carteira virtual de criptomoedas pode fazer mais pelo usuário do que simplesmente armazenar moedas. Cada vez mais, as carteiras digitais servem como uma forma prática de usar as moedas digitais que você tem, inclusive armazenando mais de um tipo de moeda ao mesmo tempo.

Principais tipos de carteiras virtuais

Entre os diferentes tipos de carteira virtual de criptomoedas, há algumas categorias que se destacam. Por exemplo:

  • Carteiras de hardware: Funcionam em um dispositivo físico, como um pen drive. Sua principal vantagem é a segurança, já que são carteiras offline — também chamadas de armazenamento frio. Por outro lado, costumam ser mais caras que carteiras acessíveis via web.
  • Carteiras para desktop: Funcionam no computador do usuário, como uma espécie de diretório em que as moedas podem ser armazenar. Não são tão seguras quanto as carteiras de hardware, mas oferecem uma maior praticidade.
  • Carteiras para celular: Seguem a mesma lógica das carteiras para desktop, com a diferença óbvia de serem voltadas a smartphones. Uma das suas vantagens, no entanto, é a possibilidade (em alguns casos) de serem usadas como meio de pagamento, graças à tecnologia de aproximação.
  • Carteiras online: Essa é, sem dúvida, a solução mais prática para os usuários. Afinal, neste caso, as moedas ficam armazenadas na nuvem e podem ser acessadas a qualquer momento — tanto pelo computador quanto em um celular. No entanto, também é a opção menos segura.

Uma carteira virtual de criptomoedas é segura?

Como já vimos, o nível de segurança varia bastante conforme o tipo de carteira virtual. Quanto maior a facilidade de acesso, maior a exposição que uma wallet tem a ataques de terceiros. Portanto, você deverá pesquisar sempre o nível de segurança que cada opção oferece e tomar os cuidados mais adequados a cada situação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo