Estratégias

Gráfico Renko: o que é, como funciona e para que serve

A análise técnica no mercado financeiro tem como base a leitura e interpretação de gráficos, incluindo o gráfico Renko. Qualquer investidor iniciante precisa ter como meta o conhecimento dos principais tipos de gráficos, além de entender bem a forma como eles são utilizados para obter bons resultados. E o aprendizado contínuo é importante, também, para traders mais experientes. Com o gráfico de Renko, não é exceção.

Mas o que é, afinal, o gráfico Renko e qual a sua utilidade? Neste artigo, explicamos as principais características e formas de uso desse tipo de gráfico. Além disso, mostramos em relação ao gráfico Renko como funciona sua aplicação com um exemplo simples.

O que é o gráfico Renko?

Como você já pode suspeitar pelo nome, o gráfico Renko foi criado no Japão. O objetivo dos japoneses era contar com um instrumento que indicasse as variações de preço de um ativo específico em um certo período de tempo, como ocorre com outros tipos de gráficos. 

Artigos relacionados

O nome desse gráfico tem origem na palavra japonesa “renga”. Essa palavra significa “tijolo” — afinal, esse gráfico lembra justamente uma sucessão de tijolos. Afinal, diferentemente do gráfico de velas, por exemplo, o gráfico de Renko tem “tijolos” sempre com o mesmo tamanho.

Cada um dos “tijolos” no gráfico representa uma movimentação do preço do ativo em questão. A formação dos tijolos ocorre quando o preço do ativo movimenta-se de modo considerável em uma certa direção, ocultando o número de pips. Os pips são a unidade básica usada para medir variações de preço de um ativo.

Gráfico Renko: como funciona e modo de uso

O mais importante é entender em relação ao gráfico Renko como funciona sua aplicação. Mas não se preocupe. Afinal, a forma de uso do gráfico de Renko é muito simples.

O primeiro passo para aplicá-lo é estabelecer um número de pips por tijolo. A forma como os tijolos são estruturados no gráfico depende do momento em que o ativo alcança uma certa variação estabelecida tendo como base a posição máxima ou mínima observada nos tijolos anteriores. Por outro lado, se o ativo anda de lado, não há a geração de novos tijolos.

Alternativamente, se o ativo estiver em alta ou em queda, o trader deverá configurar o tamanho dos tijolos de modo que seja estruturada a sequência entre eles —  bem como o surgimento ou não de novos tijolos.

Para ajudar a ilustrar essa mecânica, podemos recorrer a um exemplo simples:

Imagine que você deseja configurar seu gráfico de forma que novos tijolos sejam formados a cada vez que ocorrer uma mudança de R$0,50 no valor do ativo. Desse modo, sempre que o ativo tiver uma valorização (ou desvalorização) de R$0,50 em relação ao registro anterior, será formado um novo tijolo no gráfico.

Diferentemente do gráfico de velas, por exemplo, todos os tijolos têm a mesma dimensão no gráfico Renko. Eles ficam situados num ângulo de 45 graus em relação ao tijolo anterior — acima ou abaixo, se tiver ocorrido um aumento ou uma queda de preço.

Os tijolos têm sempre duas cores diferentes. Uma delas é usada para o preço anterior, enquanto a outra é usada no preço posterior. As cores usadas dependem da plataforma utilizada. Afinal, essa é uma ferramenta disponível em diversos ambientes de trading. É possível usá-la no MT4 assim como colocar gráfico Renko no Profit.

Em geral, os investidores usam o gráfico Renko tendo como base o preço de fechamento em um período específico, o que ajuda na compreensão do gráfico. É possível, ainda, aplicar filtros de ruídos para evitar “buracos” no gráfico. Isso ajuda os investidores a compreender de forma mais clara se há uma tendência para o ativo em questão.

Vantagens e desvantagens do gráfico Renko

O gráfico Renko apresenta diversas vantagens para a análise dos mais diferentes tipos de ativos. Desse modo, ajuda os investidores a tomar decisões de forma sólida e consciente. Entre as principais vantagens de aplicar o gráfico Renko, estão:

  • Simplicidade para leitura e análise
  • Opção de aplicar filtros para retirar ruídos que possam vir a confundir sua análise por parte dos investidores
  • Identificação de tendências relevantes nos preços
  • Capacidade de filtrar movimentos pouco relevantes nos preços
  • Como colocar gráfico Renko no Profit e no MT4 é algo simples, essa é uma ferramenta acessível e disponível para a maioria dos investidores

Por outro lado, também há algumas desvantagens na utilização do gráfico Renko por investidores:

  • Há informações que podem ser perdidas conforme os tijolos são construídos
  • É mais útil no caso de investidores com foco no curto prazo
  • Requer um acompanhamento por um tempo relativamente longo para que se identifique as principais tendências
  • Não traz tantas informações quanto os gráficos em velas (candlesticks)

O gráfico Renko costuma ser uma opção mais acessível para quem tem metas específicas voltadas ao curto prazo. Obviamente, é preciso levar em conta suas limitações e compreender bem o seu funcionamento para extrair o melhor dessa ferramenta.

Se você procura uma ferramenta que forneça uma análise mais aprofundada do ativo que pretende negociar, as velas continuam sendo a opção por excelência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo