Forex

Qual a diferença entre o score do Serasa e o do Boa Vista?

Quem procura consultar o score de crédito no Brasil costuma dar de cara com duas opções: Boa Vista ou Serasa. Afinal, apesar de não serem as únicas empresas a atuarem nessa área, Boa Vista e Serasa são as mais famosas entre elas, atualmente.

Mas, afinal, que diferença faz escolher entre o score Boa Vista ou Serasa para uma análise de crédito? Por que há mais de uma opção? E, finalmente, como é possível melhorar o score Boa Vista ou Serasa? Neste artigo, esclarecemos todas essas dúvidas.

Artigos relacionados

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que indica se um consumidor é bom pagador. Expresso como um número entre 0 e 1000, ele se baseia nos dados que a empresa responsável pela análise de crédito tem a respeito do consumidor – como histórico de pagamentos, dívidas etc.

Desse modo, o score indica, para o mercado, o risco de que esse consumidor fique inadimplente em uma nova operação de crédito. Ou seja, ter um bom score Boa Vista ou Serasa pode ajudá-lo a obter um novo empréstimo ou financiamento, bem como a obter condições melhores quanto a taxas e juros.

Por que os scores de Boa Vista e Serasa são diferentes?

São quatro as empresas autorizadas pelo Banco Central a atuarem com análise de crédito no Brasil, atualmente:

  • Boa vista
  • Serasa
  • SPC Brasil
  • Quod

Cada uma dessas empresas tem um banco de dados próprio e um método específico para calcular o score de crédito dos consumidores. A Serasa Experian é conhecida por ter o maior volume de informações em sua base. No entanto, o Boa Vista score também se baseia em uma base sólida de dados.

Portanto, ao realizar análise de crédito em Boa Vista e Serasa ao mesmo tempo, são grandes as chances de que você receba uma pontuação diferente em cada empresa. Afinal, uma dessas empresas pode ter informações suas que a outra empresa não tem.

Score Boa Vista ou Serasa: qual a diferença entre eles?

O Boa Vista score é calculado com base em três fatores:

  • Comportamento recente e dos últimos cinco anos em pagamentos realizados
  • Busca por crédito no mercado
  • Informações cadastrais – tais como nome completo e endereço

O Serasa calcula seu score com base em diversos fatores, tais como:

  • Histórico de contas pagas em dia
  • Histórico de dívidas negativadas
  • Relacionamento financeiro com diferentes empresas
  • Informações cadastrais – quanto mais atualizadas, melhor para o seu score

É possível consultar online tanto o Boa Vista score quanto o Serasa score. Em ambos os casos, você terá que cadastrar uma conta para acessar a pontuação e outras informações relativas a ela.

Como melhorar no Serasa ou Boa Vista score de crédito

Consultou seu score no Boa Vista ou Serasa e ficou insatisfeito com o que viu? Há diversas formas de melhorar sua pontuação, e algumas delas podem ser muito simples. Confira algumas dicas para obter uma boa pontuação:

  • Mantenha atualizados os seus dados no Boa Vista e Serasa. Em uma análise de crédito, isso demonstra que é mais fácil entrar em contato com você no caso de dívidas em aberto
  • Evite ao máximo as consultas ao seu score. Na Boa Vista e Serasa, as consultas diminuem a nota do consumidor
  • Pague todas as suas contas em dia e em sua totalidade. Afinal, esse é o elemento que tem maior peso em uma análise de crédito
  • Mantenha seu nome limpo em todas as frentes – cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal etc. Afinal, todas essas modalidades são levadas em conta durante a análise de crédito.

É importante, também, levar em conta o timing para contratar crédito no mercado. Caso você tenha realizado um empréstimo há poucos dias e ainda falte bastante para o pagamento da primeira parcela, é possível que seu score permaneça baixo por algum tempo. A partir do momento em que você realiza os primeiros pagamentos, seu score passa a subir novamente.

Image

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detected

Por favor, desactivar o ADblock. Caso contrário, não poderemos mostrar toda a beleza do conteúdo desta página.