Criptomoedas

Ether Moeda: Como funciona e como investir nessa cripto

Quem já começou a dar os primeiros passos no universo dos criptoativos certamente já ouviu falar na rede Ethereum e no Ether moeda. Afinal, essa é uma das principais criptomoedas hoje em dia, só perdendo em popularidade para o Bitcoin. Além disso, a sua rede tornou possíveis grandes avanços na tecnologia blockchain.

Mas como funcionam, exatamente, a rede Ethereum e o Ether? O que ela oferece como principais vantagens para usuários e investidores? E quais são suas diferenças mais marcantes em relação ao Bitcoin, por exemplo?

Neste artigo, contamos tudo isso e mais um pouco, incluindo informações sobre a nova moeda Ether (Ether 2.0), onde comprar moeda Ether e muito mais.

O que é o Ether moeda e a rede Ethereum

Antes de tudo, é importante entender a diferença entre Ether e Ethereum. Afinal, muitas vezes, esses termos são usados como sinônimos. Ethereum é o nome dado à rede blockchain. Já o Ether (ETH) é a criptomoeda desenvolvida originalmente para essa rede. Quem deseja realizar transações ou executar contratos inteligentes (smart contracts) na rede Ethereum precisa recompensar os mineradores em ETH.

Portanto, o Ether moeda (ETH) é como se fosse o combustível da rede Ethereum. Ao mesmo tempo em que funciona como uma moeda para transações com qualquer fim, serve para viabilizar o uso da rede em relação aos smart contracts, que são um dos seus principais usos. Isso explica porque o termo Ethereum acabou se tornando quase um sinônimo para se referir à criptomoeda.

O Ethereum foi pensado como um passo além na tecnologia da blockchain, cuja principal expressão, antes de sua criação, era a rede Bitcoin. O Ethereum surgiu como uma rede mundial capaz de executar tarefas de diversos tipos, de forma independente e protegida da censura. É claro que manteve, também, o conceito de contar com sua própria criptomoeda. Há na moeda Ether valor como meio de troca e reserva de valor, como em outras criptos.

Principais características e vantagens do Ether

Mas, indo mais a fundo, quais são as características que dão à moeda Ether valor tão expressivo no mercado de criptos?

Há diversos aspectos no Ether moeda (e na rede Ethereum) que nem sempre são encontrados em outros criptoativos ou em uma blockchain como essa. Algumas características marcantes são:

  • A rede Ethereum é multifacetada e, por isso, extremamente flexível
  • Tem uma das redes com maior hashrate, o que garante segurança e rapidez
  • Viabiliza NFTs, metaverso, game tokens, DeFi e muito mais
  • Permite a utilização de smart contracts, que são contratos auto-executáveis

Essas características tornaram a rede Ethereum a opção favorita de criadores e entusiastas da tecnologia blockchain. Afinal, ela pode ser usada como uma base segura, rápida e inteligente para a criação de tokens, por exemplo.

A tecnologia por trás da rede Ethereum e o seu ótimo desempenho em diversas aplicações acabaram, dessa forma, reforçando o interesse pelo Ether moeda. Ou seja, o interesse por comprar moeda Ether, que já seria natural pela sua qualidade como meio de troca e reserva de valor, acaba reforçado pela utilidade e consistência da rede.

Com o Ethereum 2.0 e a nova moeda Ether, que já começaram a ser implementados (atualmente, estão em estágio intermediário), surgiram novas características. Elas incluem, por exemplo:

  • Migração para o sistema de Proof of Stake (ou Prova de Participação), o que elimina a necessidade de mineração
  • Redução drástica do consumo de energia, que sempre foi uma preocupação dos investidores com foco em seu impacto socioambiental
  • Ganho de agilidade e consistência da rede
  • Destruição de Ether moeda (ETH) com origem nas taxas de registro, levando a uma redução da inflação

Com isso, é esperada uma melhoria geral da rede e do interesse pelo Ether.

Diferenças entre o Ether e o Bitcoin

O Bitcoin (BTC) continua sendo a principal referência para quem se interessa ou estuda criptomoedas. Afinal, foi a primeira cripto e lançou as bases da tecnologia — e das principais utilidades — de uma rede blockchain. No entanto, as principais redes e criptomoedas surgidas após o seu lançamento foram pensadas como possíveis avanços em relação a esse projeto original.

Com a rede Ethereum ocorreu o mesmo. Por isso, também é natural que haja diversas diferenças entre o Ether (ETH) e o Bitcoin (BTC).

Falando de forma mais geral, a rede Ethereum conta com camadas de informação adicionais. Essas camadas permitem que se crie, transmita e armazene informações sobre diferentes tipos de tokens, incluindo contratos financeiros, por meio de smart contracts (contratos inteligentes). A rede Ethereum atua, nesse sentido, como uma espécie de banco de dados seguro e descentralizado para jogos e diversos tipos de aplicações.

Já o tempo médio entre a mineração de cada bloco no Ethereum fica abaixo dos 20 segundos, contra os 10 minutos típicos do Bitcoin. Além disso, o Ethereum grava o saldo de cada endereço para o Ether moeda (ETH) e seus tokens.

Outra diferença é que o Ethereum conta com uma linguagem de programação própria, Solidity. Ela também permite a execução em seu próprio ambiente virtual, EVM.

Origem da rede Ethereum

A rede Ethereum surgiu da mente de Vitalik Buterin, um programador russo com residência no Canadá. Ele conheceu o Bitcoin aos 17 anos por influência do pai, profissional da computação. Buterin desenvolveu desde cedo suas habilidades em matemática e programação. Portanto, não surpreende que tenha se destacado também cedo no desenvolvimento de uma rede tão avançada.

A grande ideia de Vitalik foi a retomada do conceito de camadas adicionais de informação, algo que já havia sido discutido no desenvolvimento do Bitcoin. Foi isso que tornou possível a execução dos contratos inteligentes. Ou seja, acabou viabilizando o elemento mais característico da rede Ethereum.

A primeira rodada de investimentos no projeto ocorreu em julho de 2014. Ela levantou cerca de 18 milhões de dólares. Um ano depois, a rede ficou pronta e passou a contar com a atenção de milhões de usuários e investidores do mundo todo.

Como investir em Ether

Quer saber onde comprar moeda Ether (ETH)? Felizmente, essa é uma moeda popular o suficiente para ser encontrada em todas as principais corretoras de criptoativos do mundo. Então, você não terá problemas para adquirir ETH —  nem para vendê-la, posteriormente. No entanto, lembre-se de conferir a disponibilidade do Ether em sua plataforma de criptos preferida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo