Glossário

Fibonacci trader: como funciona?

Se você começar a pesquisar sobre análise gráfica recentemente, é possível que tenha ficado com dúvidas sobre o que é Fibonacci trader. Afinal, essa é uma das ferramentas técnicas mais aplicadas por traders na negociação de diversos tipos de ativos.

Neste artigo, explicamos como funciona esse método de análise e quais são as suas aplicações mais comuns em análise financeira. Além disso, damos algumas dicas importantes sobre Fibonacci para trader.

O que é Fibonacci trader?

A sequência de Fibonacci foi desenvolvida pelo matemático de mesmo nome no século 18. Ela é obtida sempre pela soma dos dois números anteriores, de modo que os próximos resultados sejam sempre explicados pelo que ocorreu recentemente na sequência.

Artigos relacionados

Ela começa pelos seguintes números: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377…

O terceiro número da sequência (1), por exemplo, é a soma dos dois números anteriores (0 + 1). O mesmo se aplica a todos os demais. O décimo número da sequência (34) é resultado da soma de 13 e 21 – e assim por diante.

Com o tempo, essa lógica passou a ser usada como referência no desenvolvimento de indicadores para análise técnica no mercado financeiro. Surgiram, então, a extensão e a retração de Fibonacci, que ajudam na interpretação de movimentos de preços dos ativos no gráfico.

Elas são usadas na indicação de zonas de suporte e resistência para o preço. Desse modo, sinalizam até que ponto devemos esperar que um preço se movimente – tanto para cima quanto para baixo. Desse modo, os traders têm uma previsão das melhores regiões para negociar um ativo financeiro, indicando tanto os momentos ideias para a entrada (compra) quanto para a saída (venda) desse ativo.

A aplicação de Fibonacci se tornou popular porque seu desenho no gráfico é simples e relativamente fácil de interpretar. No entanto, em geral, recomenda-se que seu uso seja acompanhado de outros recursos – por exemplo, com as Ondas de Elliot. Na maioria dos casos, também se costuma aplicar ao mesmo tempo a extensão e a retração de Fibonacci, devido às diferenças entre elas.

Extensão e retração de Fibonacci: diferenças

A extensão e a retração de Fibonacci são baseadas na mesma sequência numérica, mas oferecem diferentes possibilidades de interpretação aos traders.

A extensão de Fibonacci é usada para projetar possíveis patamares de suporte e resistência do preço, mas com foco nos objetivos de um ativo. Nesse sentido, serve principalmente para desenhar e operar linhas de tendência.

As proporções mais usadas na extensão de Fibonacci são de 61,8% e 161,8%. No entanto, também podem ser aplicadas as extensões de 261,8% e 423,6%.

Já a retração de Fibonacci, que também ajuda na identificação de níveis de suporte e resistência, costuma ser usada para alertar sobre possíveis reversões na tendência de um ativo financeiro. Nesse sentido, é mais útil para a definição de stop loss, em vez de ser usada para desenhar a tendência principal.

Em geral, os traders costumam usar retrações nos níveis de 38,2% e 61,8%. Outros níveis utilizados são os de 23,6%, 50% e 100%.

Em conjunto, os níveis de extensão e retração de Fibonacci aplicados sobre o preço podem levar o trader a decidir com maior precisão se vale a pena investir na tendência do preço ou na reversão dessa tendência – assim, optando entre comprar ou vender o ativo.

Normalmente, esses níveis são associados a outros indicadores no gráfico para que o trader tome a decisão de forma mais consistente. Além disso, dependendo do contexto, também é importante adicionar a análise fundamentalista ao pacote para evitar sustos com os resultados das suas decisões.

Desvantagens e desvantagens de Fibonacci para trader

Com o tempo, Fibonacci tornou-se extremamente popular entre traders que investem baseando-se, principalmente, na análise técnica – também chamada de análise gráfica. Hoje em dia, ela é referência não apenas para investidores experientes, mas também para quem está recém-começando no mercado financeiro.

Um dos principais motivos da popularidade da sequência de Fibonacci no mercado financeiro é a sua fácil utilização. Afinal, as linhas podem ser desenhadas facilmente e sua interpretação não esconde grandes segredos, após algum tempo de estudo.

O ganho de popularidade da extensão e da retração de Fibonacci acabou fazendo com que todas as principais plataformas gráficas a oferecessem como opção padrão. Por isso, hoje em dia, os traders podem simplesmente ativar a automatização das linhas no gráfico e evitar o risco de fazer isso por conta própria. A facilidade de aplicar essa ferramenta na análise gráfica, graças às plataformas automatizadas, tornou-se uma vantagem importante.

Por outro lado, se você deseja aproveitar ao máximo o que Fibonacci tem a oferecer, é importante ir além dos guias básicos e estudar mais a fundo a análise gráfica, bem como adquirir conhecimento sobre topos e fundos. Também é necessário conhecer outras ferramentas de análise gráfica e saber como combiná-las com Fibonacci para tecer interpretações mais consistentes sobre o mercado.

Afinal, o principal risco do uso de Fibonacci em estudos de análise gráfica é a tentação de interpretar seus resultados isoladamente, deixando-se enganar pela fácil leitura dos dados em tela. Sem a combinação desse método com outros indicadores, você corre o risco de tomar decisões precipitadas, mesmo que haja fatores estatísticos que as apoiem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo