Corretoras de CriptomoedasGlossário

Software de negociação algorítmica no Brasil

O surgimento do software de negociação de ações algorítmica tem ajudado muitos investidores a ganhar eficiência em sua atividade de trading. Com o desenvolvimento tecnológico e a rápida informatização do mercado financeiro a partir do final do século 20, a negociação de ativos tem sido cada vez mais automatizada. O que os robôs de trading fazem é automatizar, também, decisões sobre compras e vendas de ativos.

Neste artigo, explicamos o que é, exatamente, um software de negociação de ações algorítmica, quais são as suas vantagens e desvantagens, como encontrar um bom software e que estratégias podem ser aplicadas com essa ferramenta.

O que é um software de negociação de ações algorítmica

Um software de negociação de ações algorítmica é um programa que submete ordens de compra e venda de ativos e instrumentos financeiros diversos de forma automatizada, com base em algoritmos matemáticos.

O algoritmo leva em conta diferentes fatores, como o comportamento passado dos ativos, para calcular a probabilidade de alta ou queda do preço e agir conforme o resultado dessa análise. Conforme os preços flutuam e há alterações no gráfico do ativo, um software de negociação algorítmica de alta frequência submete ordens a todo instante em nome do investidor que o configurou.

Apesar de as ordens serem submetidas automaticamente, isso não significa que não haja participação humana na negociação com uma ferramenta de algo trading. Afinal, não apenas o algoritmo de negociação deve ser desenvolvido por um profissional — ou por uma equipe de profissionais — como também requer atualização frequente.

Os robôs de negociação automática podem ser usados com diversos instrumentos financeiros. Seja no mercado de ações, seja no Forex, passando por diversos outros mercados, não faltam exemplos de aplicação dessa ferramenta.

Estratégias de trading algorítmico

Um software de negociação algorítmica de alta frequência pode ser usado seguindo diversas estratégias no mercado. Em outras palavras, o algoritmo pode ser desenhado de mais de uma forma.

A estratégia adotada pode ser, por exemplo, de seguir a tendência do mercado, a partir da análise técnica do comportamento predominante dos investidores. Em outros casos, o programa pode ser configurado para operar seguindo a estratégia de scalping, com foco em operações de curtíssimo prazo e fechamento no mesmo dia.

Há também algumas opções mais específicas, como a estratégia de VWAP (Volume Weighted Average Price), Nesse caso, o volume de ordens é distribuído de forma uniforme em um certo período de tempo, seguindo o preço da melhor oferta ou demanda.

Vantagens do algo trading

São muitas as vantagens em utilizar um software de negociação de ações algorítmica. Alguns dos benefícios mais claros do algo trading são:

  • Rapidez: um software de negociação algorítmica torna mais veloz a análise do preço e permite ao trader agir rapidamente no mercado
  • Economia de tempo: com o algoritmo em ação, você pode dedicar seu tempo a outras atividades e aproveitar ao máximo cada sessão de negociação
  • Consistência: o algoritmo ajuda o trader a manter uma estratégia coerente, evitando a influência de questões psicológicas sobre as decisões de investimento

É claro que a materialização dessas vantagens depende da qualidade do software. Portanto, é imprescindível usar apenas programas confiáveis e com capacidade testada.

Como encontrar o melhor software de negociação algorítmica

Encontrar o melhor software de negociação algorítmica pode ser uma tarefa árdua, devido à grande variedade de opções no Brasil, atualmente. Portanto, é importante tomar alguns cuidados para evitar cair numa furada e obter o melhor desempenho possível.

Se você procura por um software de negociação algorítmica de alta frequência, comece pedindo indicações a outros traders que utilizam esse tipo de ferramenta. Assim, você pode obter indicações de software de qualidade. Você também pode conferir o que dizem especialistas no assunto, inclusive no YouTube e em outras redes sociais. No entanto, nesse caso, assegure-se de que essa pessoa é isenta no assunto.

Você também pode solicitar um teste do algoritmo antes de fechar negócio. Assim, é possível verificar o desempenho do algoritmo ao longo do tempo para saber se ele atende às suas expectativas de ganhos. Inclusive, essa é uma boa forma de testar o atendimento e o suporte técnico do desenvolver, já que esse pode ser um aspecto importante após você se tornar cliente.

Cuidados a tomar com o trading algorítmico

Ao usar um software de negociação algorítmica, você não pode confiar 100% no que ele faz nem deixá-lo trabalhar à própria sorte. É preciso acompanhar de perto o desempenho do programa e adaptá-lo com frequência às suas estratégias de investimento. Só assim você aproveitará ao máximo os benefícios do algoritmo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo