Corretoras de ForexCorretores

Сurso day trade – Estratégias, técnicas e gerenciamento de risco

Se você está à procura de um curso day trade para começar a negociar no mercado financeiro, este pode ser um ótimo ponto de partida. É um artigo curto, mas que apresenta os principais conceitos sobre essa forma de investimento, além de informações sobre estratégias, formas de análise, gerenciamento de risco e dicas sobre corretoras.

Gostou da ideia? Então, vamos começar pelo essencial: explicando o que é, afinal, day trade. Em seguida, em nosso day trade curso, vamos falar sobre as estratégias mais usadas em day trade, o que se costuma ensinar em um curso de análise gráfica para day trade e outras questões importantes relacionadas a essa atividade.

Curso day trade: aspectos básicos

No day trade, todas as compras e vendas de ativos são encerradas antes do fechamento do mercado, de forma a ter uma carteira totalmente líquida após o horário de pregão.

Artigos relacionados

O objetivo com essa técnica consiste em obter pequenos ganhos de capital usando um forte efeito de alavancagem e multiplicando as transações para maximizar o retorno. Assim, o day trader aproveita a volatilidade do mercado e se contenta com ganhos de percentual baixo em cada transação. Alguns investidores, portanto, submetem dezenas de ordens por dia.

Com todas as posições sendo encerradas no fechamento do mercado, o day trader não hesita em ter perdas quando necessário, mesmo que isso signifique perder até 10% de sua posição. O objetivo do trader é realizar mais negociações bem-sucedidas do que mal-sucedidas e garantir que, em casos de perdas, elas sejam as menores possíveis.

Principais estratégias de day trade

Os ativos mais visados por quem opera day trade são ações, commodities e futuros, entre outros derivativos. Por isso, o mais comum para quem deseja seguir o curso para day trade é abrir conta em uma corretora que ofereça essas opções via home broker, cujo sistema online permite submeter facilmente (e rapidamente) uma grande quantidade e variedade de ordens em um mesmo dia.

Como já foi dito, a estratégia fundamental do day trader é realizar diversas operações por dia e fechar todas as posições antes do final do pregão. Isso mantém a sua liquidez e favorece o objetivo de obter lucros no médio e longo prazo pelo maior número de operações bem-sucedidas, na comparação com as perdas sofridas.

As estratégias mais comuns, se você optar por um curso day trade, são as seguintes:

  • Momentum Trading: Os traders de “momento” buscam ações que estão se movendo fortemente em uma direção com alto volume. Esses traders tentam aproveitar o impulso para obter o lucro desejado.
  • Scalping: Um scalper é um trader que faz dezenas ou centenas de operações por dia na tentativa de “escalpar” um pequeno lucro de cada negócio, explorando o spread entre bid e ask.
  • Análise técnica (gráfica): Os traders que se baseiam em análise técnica avaliam o gráfico do preço de um ativo para detectar tendências e possíveis pontos de reversão, baseando nisso os momentos de comprar e vender ativos.
  • Análise fundamentalista: Neste caso, a estratégia é acompanhar os fundamentos dos títulos — ou seja, informações sobre o faturamento e o endividamento das empresas, a política monetária, fiscal e cambial do governo etc.

Essas não são estratégias totalmente indepedentes, já que você pode optar por conciliá-las em sua rotina de day trade. Por exemplo, é possível adotar uma estratégia de scalping a partir da análise gráfica. Da mesma forma, você pode se guiar por informações e notícias de caráter fundamentalista para analisar o “momentum” do mercado e a hora certa para entrar ou sair de uma posição.

O importante é que você estabeleça algumas prioridades e tome suas decisões de investimentimento levando em conta critérios claros e objetivos. Ou seja, deve-se evitar decisões tomadas por impulso com base em informações vagas, achismo ou mera superstição.

Curso de análise gráfica para day trade

Em todo curso de análise gráfica para day trade, você encontrará certos indicadores e formas de interpretação mais populares nessa atividade. Em geral, trata-se de ferramentas que podem ser aplicadas em diversos cenários, mesmo que não seja prudente generalizar a sua interpretação ou usá-las isoladamente.

Algumas das ferramentas de análise gráfica mais populares, atualmente, são:

  • Suporte e resistência: são regiões do gráfico que indicam possíveis reversões de tendência. As regiões de suporte indicam que o preço pode parar de cair e passar a operar em alta. Já as regiões de resistência indicam que o preço pode parar de subir e passar a operar em queda. Para encontrar essas regiões, os traders costumam interpretar as formas presentes no gráfico.
  • Médias móveis: com esta técnica, busca-se fazer a média dos preços de um certo ativo em um período específico para tentar prever seu preço futuro. Existem médias móveis aritméticas e exponenciais. No caso das médias móveis exponenciais, preços recentes têm um peso maior que os antigos.
  • Bandas de Bollinger: trata-se de indicadores estatísticos de volatilidade que complementam as médias móveis para mostrar a dispersão dos preços do ativo. Indicam os desvios-padrão de distribuição normal dos preços, estipulando uma margem para a média móvel.

Outras ferramentas populares incluem o Índice de Força Relativa e interpretações baseadas em Fibonacci. Em um curso de análise grafica para day trade, normalmente são ensinadas todas as principais técnicas para identificar a melhor hora de comprar ou vender um ativo.

Gerenciamento de risco em day trade

Em qualquer curso day trade, é indispensável abordar a necessidade um correto gerenciamento de risco pelo day trader. Afinal, essa forma de investimento em renda variável pode ser altamente arriscada, dependendo da estratégia que você seguir.

Os principais cuidados que você pode ter, nesse sentido, são:

  • Configurar stop loss e stop gain em suas posições
  • Não investir uma parte muito grande de seu capital em um só negócio
  • Ter coragem de assumir prejuízos — e ficar preso a um ativo

Se você deseja ganhar dinheiro com day trade, curso nenhum será suficiente para ensinar tudo o que você deve saber. Você aprenderá muita coisa na prática, mas é importante proteger seu dinheiro ao longo do processo.

Escolha uma boa corretora

Por fim, se você deseja lucrar de verdade com sua atividade no mercado financeiro, deve ficar atento a alguns elementos que nem sempre fazem parte de um curso para day trade. Um dos principais aspectos, nesse sentido, é a escolha da corretora. Procure sempre uma corretora que ofereça boas taxas, senão boa parte do seu lucro ficará pelo caminho. Além disso, a plataforma deve ser rápida e com uma boa variedade de ativos disponíveis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo