EstratégiasFerramentasInvestimentosOpções BináriasSinais

Como funcionam os gráficos em vela em Opções Binárias

Estratégias de negociação de instrumentos financeiros como as opções binárias baseiam-se, normalmente, em indicadores. Os traders procuram identificar padrões no histórico de preços do ativo negociado e, assim, derivar o possível comportamento do preço no mercado futuro. Existem indicadores diversos, incluindo linhas de tendência e fases de consolidação (ver suporte/resistência), que são muitos fáceis de reconhecer quando estamos analisando um gráfico.

As tendências, por exemplo, são movimentos relativamente claros que apontam para uma alta ou uma baixa nos preços de um ativo. Já as fases consideradas de consolidação podem ocorrer lateralmente ou, alternativamente, indicarem variações mínimas em qualquer direção. Elas são então chamadas de bandeiras, que podem ser de alta ou baixa. Logicamente: bandeira alta quando têm tendência de alta; bandeira baixa quando estão em tendência de baixa. As bandeiras geralmente inclinam-se ligeiramente contra a tendência predominante.

Gráficos de velas baseiam-se num método de análise japonês. Eles representam a máxima, a mínima e preços de abertura/fechamento do ativo como uma vela. A representação mais utilizada em gráficos de binárias, por exemplo, é o método em vela, pois ele é claramente melhor estruturado que outras opções. Diversamente do gráfico de linhas, consegue mostrar altos e baixos do ativo em cada período específico.

O que dizem as velas

A representação de cada período como uma vela permite análises aprofundadas do histórico do ativo. Para facilitar essa análise, alguns padrões familiares foram estabelecidos com o passar do tempo. Incluem, por exemplo, o martelo (hammer). O martelo geralmente indica reversão ou forte mudança no binômio oferta-demanda. A série desmorona de modo incrivelmente rápido. O martelo aparece, então, apontando para uma direção específica, sinalizando o movimento aqui descrito no preço.

Muitos analistas tentam “caçar” padrões de velas ao fazer suas análises, para então realizar operações de modo dinâmico. Você pode, por exemplo, esperar uma formação de martelo específica ocorrendo em tempo real, aguardar a confirmação que aparece quando o valor de fechamento da vela seguinte ultrapassou a mínima do martelo, e então assumir a posição na direção que o martelo indicou.

Aplicações com Opções Binárias

Entre as estratégias populares com gráficos de vela, está a baseada na utilização de movimentos dinâmicos. É bem sabido que movimentos muito intensos costumam ocorrer após uma fase mais marcada pela consolidação do preço. As velas podem, então, indicar essas fases com grande eficácia. Formam-se muitas velas, em casos assim – todas em sequência clara, com seus corpos cada vez menores.

Mesmo com as velas encolhendo, o trader não sabe em que direção esse movimento dinâmico ocorrerá. No entanto, ele não precisa assumir a posição antes da movimentação efetiva. Ele pode permanecer esperando, ter o movimento dinâmico confirmado, conforme descrito acima, e só então exercer uma opção. Parece complicado, mas não é.

Cuidados básicos

A análise das velas pode aumentar dramaticamente as chances de lucro, se eles forem incluídos em sua análise de tendências. Há diversos padrões de velas, os quais indicam situações específicas em termos de demanda pelo ativo. A análise dos gráficos em vela requer, como ocorre com outras ferramentas para traders, muita concentração e disciplina. 

Velas podem ser aplicadas, também, para obter a confirmação de tendências emergentes, tornando assim mais fácil conseguir a entrada certa. Por isso, é interessante cruzar os resultados desse modo de análise com os de outros indicadores pertinentes. 

Não esqueça, no entanto, que padrões de velas não milagres. Elas fornecem, isso sim, um elemento relevante para análise técnica. O domínio deste e de mais indicadores e métodos de análise aproximam muito o trader do sucesso com binárias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo