Criptomoedas

Solana pode se tornar ‘Visa das criptomoedas’, diz o Bank of America

Em uma análise divulgada recentemente pelo Bank of America, o estrategista de ativos digitais Alkesh Shah afirmou que a Solana pode vir a se tornar o “Visa das criptomoedas”. A análise de Shah tem uma importância considerável não apenas por essa afirmação, mas também pelo fato de a moeda em questão ser uma forte concorrente do Ethereum.

Desde que a Solana e seu token SOL foram lançados em 2020, ela se tornou a quinta principal criptomoeda do mundo. Atualmente, a capitalização da Solana é de US$47 bilhões. Mas o que impressiona, mesmo, é a rapidez com que ela atingiu essa marca – afinal, são menos de dois anos de existência. Até o momento, o número de transações com SOL passou de 50 bilhões.

O que é a moeda Solana

Solana é uma blockchain programável que se esforça para realizar transações de alta velocidade sem perder sua principal característica, a descentralização. A rede usa um novo mecanismo chamado Proof of History, ou “Prova de História”. O SOL, token nativo da blockchain Solana, é usado para taxas de transação e também pode ser transacionado. Por essas características, a Solana tornou-se concorrente direta da rede Ethereum.

Diferentemente do Bitcoin, que é uma espécie de enorme livro de contabilidade imutável, a Solana usa contratos inteligentes. Esses contratos inteligentes são pedaços de código que acionam diferentes ações quando certas condições são atendidas. A Ethereum usa os contratos inteligentes para implementar aplicativos descentralizados (dApps). No entanto, o grande volume desses contratos autoexecutáveis acaba obstruindo a rede.

A Solana opera em um modelo de prova de participação em consenso adaptado, no qual foram implementadas diversas inovações de última geração. Essas inovações incluem, por exemplo:

  • Proof of History: o PoH torna a rede mais eficiente e rápida porque os nós não precisam se comunicar para validar um bloco. Em vez disso, todos eles precisam concordar com a ordem temporal dos eventos registrados.
  • Tower BFT: algoritmo que usa PoH como um relógio criptográfico para ajudar a alcançar o consenso sem ter que enviar um fluxo de comunicação entre os nós.
  • Pipelining: forma otimizada de processar o fluxo de dados de entrada, que deve ser processado em etapas sequenciais. Permite que as transações sejam validadas rapidamente e replicadas para todos os nós da rede.
  • Gulf Stream: ​​solução para reduzir o pool de transações não confirmadas. O sistema empurra a captura e transmissão de transações para a borda da rede. Isso permite que os validadores reduzam o tempo de confirmação, executem transações antecipadamente e reduzam a sobrecarga de memória do conjunto de transações não confirmadas. O Gulf Stream permite que a Solana chegue a 50.000 transações por segundo.
  • Turbine: protocolo que agrupa dados a serem transferidos entre os nós em pacotes de dados menores. A transmissão de dados em incrementos menores resolve problemas de largura de banda e aumenta a velocidade de processamento da rede.
  • Cloudbreak: estrutura de dados que permite registros sequenciais e leituras simultâneas entre as 32 threads que o SSD moderno suporta.
  • Sealevel: mecanismo que permite o processamento paralelo para a mesma instrução, mas com entradas diferentes. Ou seja, permite que sejam realizadas transações em paralelo.
  • Arquivistas: informam à rede quantos bytes têm disponíveis para armazenamento. Com base no armazenamento total do arquivador disponível e no número de identidades do replicador, a rede divide a demanda por registros em partes apropriadas para corresponder à taxa de replicação e à tolerância a falhas.

Vantagens da Solana em relação ao Ethereum

A Solana estaria ganhando mercado, em relação ao Ethereum, devido às taxas baixas, à sua maior facilidade de uso e à sua escalabilidade. Pelo menos, é nisso que Shah acredita. Segundo ele, essas vantagens da Solana poderiam acabar relegando o Ethereum a aplicações específicas nas quais a segurança mostra-se mais relevante. Exemplos disso seriam transações de valores elevados, identidade, armazenamento e cadeias logísticas.

Isso ocorre porque a Solana prioriza a rapidez e o desempenho. Enquanto isso, o Ethereum tem como foco a descentralização, com o que se obtém uma segurança maior. A perda de escalabilidade, um dos efeitos desse foco específico do Ethereum, constantemente causa congestionamentos de rede. Um resultado disso é a elevação das taxas de transação, as quais chegam a ultrapassar os valores de algumas transações. 

Desvantagens da Solana cripto

Quem é crítico à Solana costuma argumentar que a sua alta velocidade tem como custo uma menor descentralização, o que também acarretaria uma menor confiabilidade.

A respeito desse dilema entre velocidade e segurança, Shah diz ver os benefícios superando as desvantagens. Segundo ele, a capacidade que a Solana tem de prover alto rendimento, facilidade de uso e baixo custo para os usuários na condição de consumidores, processando micropagamentos, compensaria em grande medida a menor confiabilidade na validação das transações.

Problemas recentes na rede Solana

Segundo Shah, do Bank of America, a Solana prioriza a escalabilidade, mas uma blockchain relativamente menos descentralizada e segura leva à necessidade de compensações. Isso pode ser ilustrado pelos diversos problemas de desempenho que a rede teve desde que surgiu.

A Solana experimentou uma quantidade relevante de falhas de desempenho em sua rede nos últimos meses de 2021. Eles incluíram problemas de retirada, que foram confirmados pela Binance e o atraso na divulgação de relatórios de desempenho em mídias sociais. Além disso, houve o que pareceu ser um ataque de negação de serviço (DDoS), no dia 5 de janeiro, embora a Solana tenha acabado por negar essa ocorrência.

Esse ataque DDoS teria ocorrido pouco menos de um mês depois de um ataque anterior, ocorrido em 10 de dezembro de 2021. Nesse caso, houve relatos de congestionamento na rede devido a bots associados à oferta inicial do DEX no Raydium, uma plataforma de troca baseada em Solana.

Cripto Solana e o que vem pela frente

Austin Federa, chefe de comunicações da Solana Labs, afirmou que os desenvolvedores trabalham atualmente para resolver esses problemas da rede, principalmente em relação à medição de transações. Enquanto isso, a Solana segue em uma trajetória de crescimento e há no mercado uma expectativa de valorização do preço do SOL.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo