Glossário

Mercado de Baixa (Bearish Market)

Mercado em baixa é todo mercado cujo conjunto de ativos negociados apresenta uma tendência geral de queda, em determinado momento. Esse é o caso, por exemplo, de uma situação em que todas as ações (ou quase todas elas) listadas em uma bolsa têm comportamento de baixa. O mercado de baixa pode também ocorrer durante uma baixa acentuada no preço médio dos seus ativos, mesmo que não se verifique uma baixa generalizada em seus preços. Índices financeiros como o Nasdaq e o S&P 500 são exemplos de indicadores que servem para indicar um “bearish market”.

Características do mercado de baixa

O mercado em baixa ocorre, portanto, em momentos de acentuado pessimismo motivado pela divulgação de informações econômicas negativas em um país específico ou até mesmo a nível mundial. Em casos assim, pode haver uma desvalorização generalizada e inclusive permanente (durante um certo período) dos ativos em questão.

Já citamos o exemplo clássico das bolsas de valores, quando todos os ativos (ou quase todos eles) listados passam a ter comportamento de baixa em certo momento. Mas há outras situações nas quais pode ocorrer mercado em baixa. Por exemplo, nas commodities, pode ocorrer um mercado de baixa com desvalorização de diversas mercadorias simultaneamente. Um fator que poderia explicar isso é, por exemplo, a perspectiva de baixo crescimento da economia chinesa, após a divulgação de dados econômicos negativos a seu respeito. Com isso, seriam puxados para baixo os valores de produtos que o país costuma importar, como minérios de ferro, soja e matérias-prima em geral.

Artigos relacionados

Mercado de baixa e Opções Binárias

Um mercado em baixa pode motivar comportamentos específicos de um trader de binárias. Ele pode, por exemplo, preferir operar a prazos mais longos e rastrear suas binárias em ativos adjacentes como o índice Nasdaq, beneficiando-se de uma tendência consistente de baixa desse indicador.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo