Corretores

Corretora de valores: saiba como investir com quem entende do assunto

Encontrar uma boa corretora de valores é essencial para quem pensa em entrar no mercado financeiro – principalmente, se você for um investidor iniciante. Afinal, boas corretoras de valores são aquelas que não oferecem apenas o básico aos seus clientes. Elas devem dar o suporte necessário para o investidor se desenvolver, além de contar com recursos que as diferenciem da concorrência.

Com o mercado brasileiro cada vez mais aquecido, há uma concorrência enorme entre as principais corretoras de valores. Portanto, nem sempre é fácil encontrar a opção mais apropriada. Neste artigo, explicamos alguns conceitos básicos sobre corretoras de valores e damos dicas para que você encontre a corretora ideal para o seu perfil.

Afinal, o que são as corretoras de valores?

Corretoras de valores são empresas que fazem a conexão entre os investidores e o mercado financeiro. Elas facilitam a compra e venda de ativos (como títulos e ações) ao criarem um ecossistema no qual é possível acessar produtos financeiros emitidos por instituições ou colocados à venda por outros investidores.

As corretoras de valores brasileiras fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Elas precisam de autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para funcionar no país.

As corretoras de valores se diferenciam dos bancos comerciais por não oferecerem serviços como cartão de débito/crédito, empréstimos e conta corrente. Por outro lado, oferecem um serviço mais focado em investimentos, com taxas melhores e suporte especializado, entre outras vantagens.

Como funcionam as corretoras de valores?

As corretoras são como uma espécie de mercado de investimentos. Isso significa que ao contratar os serviços de uma corretora, você passa a ter um rol de produtos financeiros à sua disposição. Isso inclui opções conservadoras, como títulos da dívida pública e investimentos em renda fixa. Mas também acesso ao mercado de ações, no qual é possível participar de IPOs (ofertas públicas de ações) e comprar e vender papéis no balcão.

Hoje em dia, tudo é feito online, graças aos ambientes de home broker das corretoras. O primeiro passo, ao contratar os serviços de uma corretora, é criar uma conta de investimento em seu nome. Em seguida, você terá que transferir recursos para essa conta para poder começar a investir por meio da corretora.

Então, chega uma das partes mais difíceis (principalmente, para os iniciantes), que é a hora de escolher uma opção de investimento. Haverá sempre um grande número de opções, desde as mais tradicionais até as mais arrojadas. Por isso, é importante ter em mente o quanto você pretende investir, por quanto tempo, com quais expectativas de retorno e risco associado. As corretoras costumam ajudar na análise do perfil do investidor.

Uma vez que você contrate um produto financeiro ou submeta uma ordem de compra/venda de algum título, a corretora fará todo o trabalho burocrático para você. Basta selecionar na plataforma o que você deseja fazer.

As corretoras não são responsáveis pela custódia dos títulos. No Brasil, esse papel fica sob responsabilidade da Bolsa de Valores de São Paulo – a B3 – por meio de centrais especializadas em diferentes tipos de títulos. No entanto, as corretoras exercem outras atividades além de executar a compra e a venda de ativos para os usuários:

  • Fundos e clubes de investimento: além dos instrumentos financeiros tradicionais, as corretoras de valores também intermedeiam a participação em fundos e clubes de investimentos.
  • Promoção de IPOs e outras ofertas: são as corretoras que divulgam e facilitam o acesso dos investidores às ofertas públicas de ações.
  • Assessoria de investimentos: as corretoras orientam os seus clientes na administração de suas carteiras e prestam assessoria especializada em alguns casos, quando é de interesse dos investidores.
  • Educação sobre investimentos: as boas corretoras de investimentos também costumam cumprir um papel importante ao educar seus clientes sobre o mercado financeiro – com guias, workshops, pesquisas e outros conteúdos exclusivos.

Portanto, ao abrir uma conta em uma corretora de valores, você terá acesso a uma camada completa de serviços no mercado financeiro – tudo disponível em sua casa.

Como escolher boas corretoras de valores

Como vimos, as corretoras oferecem muitos benefícios aos seus clientes. No entanto, é claro que a qualidade e a quantidade de serviços disponíveis não é a mesma em todas as empresas. Por isso, é importante entender alguns aspectos centrais para tomar a decisão mais inteligente ao escolher uma corretora.

Confira a seguir alguns itens que você deve levar em conta ao avaliar opções de corretoras:

  • Taxas de corretagem e custódia: a taxa de corretagem (que remunera a corretora) e a taxa de custódia (que remunera a B3) são as principais despesas ao negociar em uma corretora, sem levar em conta impostos e outros custos associados. Por isso, é importante conferir as taxas praticadas por cada empresa – é possível encontrar em algumas corretoras de valores taxa zero para ambos os casos.
  • Qualidade da plataforma: a plataforma de home broker de uma corretora é o ambiente no qual você irá negociar ações e outros títulos, visualizar o comportamento dos ativos e realizar outras tarefas típicas da negociação financeira. Portanto, é importante escolher plataformas rápidas, estáveis e fáceis de usar, para que você tenha uma experiência tranquila e dinâmica.
  • Atendimento ao cliente: antes de criar uma conta em uma corretora, é importante conhecer a qualidade do suporte que ela presta aos clientes. Afinal, um atendimento de qualidade pode ser essencial na hora em que surgirem dúvidas ou você tiver algum problemas a resolver com a empresa.
  • Conteúdo especial e assessoria: dependendo do seu nível de conhecimento, pode ser interessante contar com outras facilidades, como conteúdo educativo, informações quentes de mercado e o suporte de especialistas em investimentos. Confira se a corretora oferece alguma dessas facilidades e avalie se elas são importantes para a sua tomada de decisão.

Escolha apenas corretoras de valores confiáveis

Se você está pensando em criar uma conta numa corretora, deve antes conferir se ela tem autorização do Bacen e da CVM para operar no mercado financeiro. Afinal, esse é um requisito fundamental para filtrar suas opções e escolher apenas entre corretoras de valores confiáveis. Esse é um elemento fundamental para evitar fraudes e ter segurança em relação ao seu dinheiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo