Ferramentas

Principais bolsas de valores internacionais

Indice

Se você pretende mergulhar fundo no mercado financeiro, é importante conhecer as principais bolsas de valores internacionais. Afinal, as maiores bolsas internacionais são responsáveis por uma parte considerável do fluxo de capital financeiro e oferecem inúmeras oportunidades de investimentos para traders do mundo inteiro. Então, seja você um Forex trader ou um day trader, conhecê-las é essencial.

Neste artigo, explicamos um pouco sobre o que torna algumas bolsas internacionais especialmente relevantes. Além disso, trazemos um Top 5 com as principais bolsas de valores segundo esses mesmos fatores.

Artigos relacionados

O que caracteriza as principais bolsas de valores internacionais?

Há uma série de elementos que podem ser usados para avaliar a importância de cada bolsa de valores. O mercado financeiro segue critérios objetivos. Então, não basta criar um novo pregão e tentar promovê-lo na base da propaganda. Os investidores – e as empresas na bolsa de valores – são atraídos por fatores específicos, como:

  • Volume de trading (valor em transações)
  • Quantidade de transações negociadas/realizadas
  • Quantidade de empresas na bolsa de valores
  • Relevância das empresas listadas
  • Valor de mercado da bolsa
  • Tempo de existência da bolsa

O volume de trading e o número de transações por ano são elementos importantes porque indicam a liquidez das diferentes bolsas internacionais. Eles sinalizam para o trader a facilidade e a agilidade com que poderão comprar e vender ações.

Já a quantidade e a relevância das empresas listadas em uma bolsa indicam as oportunidades que o trader terá ao negociar nela. Obviamente, quanto mais opções, melhor. Além disso, em geral, os traders estão interessados em papéis de empresas promissoras, sobre as quais possam obter informações suficientes e que tenham visibilidade no mercado.

Top 5 bolsas internacionais

Levando em conta esses critérios, não é difícil imaginar em quais mercados estão as bolsas internacionais mais importantes do mundo. Basta pensar em algumas das economias mais fortes internacionalmente, com grande capitalização e uma quantidade significativa de empresas importantes.

Isso mesmo: não à toa, as principais bolsas de valores estão em países como os Estados Unidos e a China.

Confira a seguir as nossas escolhas para o Top 5 bolsas internacionais:

1. New York Stock Exchange (NYSE)

A New York Stock Exchange (NYSE), conhecida no Brasil como Bolsa de Valores de Nova York, é o mercado de ações mais importante do mundo. Fundada em 1792, ela é a bolsa mais antiga dos Estados Unidos. Está localizada em Manhattan, considerada o principal centro financeiro da economia mundial.

A NYSE reúne muitas das maiores e mais conhecidas empresas do mundo, como o McDonald’s, a Coca-Cola e a Walt Disney. Ao todo, são mais de 2500 empresas listadas. Seu valor de mercado, atualmente, supera os 20 trilhões de dólares. Grande parte das ações que formam os índices Dow Jones e S&P 500 estão listadas na NYSE.

Com o tempo, a NYSE passou a listar ações de muitas empresas importantes de outros países, além dos Estados Unidos. Inclusive, ela abriga hoje algumas empresas brasileiras conhecidas, como a Petrobras, a Gerdau e, mais recentemente, o Nubank. Essas empresas preferiram a NYSE, em vez da bolsa de valores do Brasil, em busca de uma capitalização maior.

Desde 2007, a NYSE tem sido administrada pelo conglomerado europeu de bolsas NYSE Euronext. Com isso, ela tem reforçado sua internacionalização e aberto ainda mais as portas a empresas e investidores internacionais.

2. NASDAQ Stock Market

A NASDAQ (sigla para National Association of Securities Dealers Automated Quotations) complementa a NYSE enquanto expressão da hegemonia dos Estados Unidos no palco financeiro global. Também localizada em Nova York, é a segunda maior bolsa de valores do mundo em capitalização.

Seu destaque são as empresas de tecnologia, o que fez crescer a importância da NASDAQ nas últimas décadas. Graças à revolução digital e ao surgimento das big techs, ela teve um crescimento acelerado desde a sua criação, em 1971. Hoje, seu valor de mercado ultrapassa os 7 trilhões de dólares.

Entre as mais de 3 mil empresas listadas na NASDAQ, estão marcas conhecidas, como Apple, Facebook (Meta), Google (Alphabet), Amazon e Microsoft. As ações listadas nela compõem o índice NASDAQ, uma referência importante para investidores e um termômetro do setor de tecnologia.

A NASDAQ também abriga algumas empresas brasileiras, como a Zenvia e a XP. Controlada pela ​​NASDAQ OMX Group, ela compete com a NYSE pela atração de empresas das principais economias do mundo.

Conhecida por já ter nascido como um pregão eletrônico, a NASDAQ é considerada uma bolsa de valores com papéis de maior risco que os da NYSE. Isso se deve, claro, ao perfil das empresas listadas. Elas são mais jovens que as da NYSE e têm produtos baseados em inovações relativamente recentes – apesar de, em geral, também serem menos endividadas que as empresas tradicionais.

3. Tokyo Stock Exchange (TSE)

A Bolsa de Tóquio é a maior do mundo fora dos Estados Unidos, com valor de mercado que ultrapassa os 5 trilhões de dólares. Com enorme tradição, ela foi fundada em 1878 e caracterizou-se por ser a primeira bolsa a abrir diariamente. Em 2012, foi fundida à bolsa de Osaka, o que gerou o Japan Exchange Group.

A TSE abriga muitas marcas conhecidas mundialmente, como a Toyota, a Honda e a Mitsubishi, além de gigantes como o Softbank e a Tokio Electron Limited. Ela concentra grande parte das negociações do leste asiático, um mercado importante a nível global. Seu indicador mais conhecido é o Nikkei, uma referência para investidores da região.

Devido à diferença horário, a Bolsa de Tóquio também notabilizou-se, ao longo do tempo, por indicar o ânimo dos investidores no mercado financeiro global. Como abre antes das bolsas ocidentais, ela costuma influenciar o comportamento dos traders ao longo do dia, à medida que o mercado mundial desperta.

4. Shanghai Stock Exchange (SSE)

Fundada em 1990, a Bolsa de Xangai cresceu rapidamente de importância no cenário mundial, acompanhando a forte expansão da economia chinesa. Muitas vezes, ela também é chamada de Bolsa de Valores da China. Tem cerca de mil empresas listadas e um valor de mercado próximo aos 5 trilhões de dólares.

Gerida pela China Securities Regulatory Commission (CSRC), a Bolsa de Xangai abriga muitas empresas privadas. No entanto, seu destaque são os papéis de gigantes estatais – como a China National Petroleum (Petrochina) e o banco ICBC.

As instituições financeiras e empresas de energia dominam o índice SSE Composite. Já as empresas chinesas de tecnologia mais conhecidas, como a Huawei, costumam listar seus papéis na Bolsa de Shenzhen. 

5. Hong Kong Stock Exchange (HKSE)

A Bolsa de Hong Kong é a mais antiga da China em atividade, tendo sido criada em 1891. Apesar disso, ela nem sempre foi uma bolsa chinesa, já que Hong Kong foi por muito tempo uma colônia inglesa. Por esse motivo, ela se caracteriza por ser mais aberta aos investimentos estrangeiros, quando comparada à Bolsa de Xangai.

Atualmente, a Bolsa de Hong Kong tem um valor de mercado superior aos 4 trilhões de dólares, o que a coloca como o terceiro pregão mais importante da Ásia e um dos mais relevantes do mundo. Assim como as bolsas de Tóquio e de Xangai, ela serve como um indicador do ânimo dos investidores, antes da abertura das bolsas ocidentais.

Outras bolsas importantes

Além das principais bolsas norte-americana, da China e do Japão, outras bolsas importantes são, por ordem de capitalização:

  • Euronext (Holanda, França, Bélgica e Portugal)
  • LSE Group (Reino Unido e Itália)
  • Toronto (Canadá)
  • Shenzhen (China)
  • Frankfurt (Alemanha)
  • Zurique (Suíça)
  • Mumbai (Índia)
  • Sydney (Austrália)
  • Seul (Coreia do Sul)
  • NASDAQ Nordic (Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia)

A Euronext é a bolsa mais importante da Europa, atualmente, tendo como característica principal o fato de ser transnacional. Ela tem sua origem e sede atual em Amsterdã, após ter absorvido as bolsas de Paris, Bruxelas e Lisboa. Com capitalização acima de 4 trilhões de euros, também opera em Dublin, Oslo e Londres.

O LSE Group reúne as bolsas de valores de Londres e Milão, ou seja, é mais um mercado transnacional. O mesmo ocorre com a NASDAQ Nordic, que reúne os mercados de quatro países nórdicos.

A lista acima ainda traz algumas outras bolsas que formariam uma espécie de “segundo escalão” do mercado acionário global, como as de Frankfurt, Toronto e Zurique. 

E a Bolsa de São Paulo (B3)?

A esta altura, você pode estar se perguntando: onde fica nessa lista a bolsa de valores Brasil? A relevância da Bolsa de São Paulo variou bastante ao longo da última década, com momentos de forte crescimento e outros de queda acentuada, como a ocorrida com a crise de 2014-2016 e com a pandemia recente.

Atualmente, a B3 está entre as 20 maiores bolsas do mundo em valor de mercado. Ela fica atrás de todas as bolsas listadas acima, em uma espécie de terceiro escalão que reúne bolsas como as de Madri, Taiwan e Joanesburgo.

Sua capitalização tem girado em torno de 1 trilhão de dólares nos últimos anos, com uma flutuação grande nesse valor devido à forte flutuação do câmbio. Com mais de 300 empresas listadas, incluindo gigantes locais como a Petrobras e a Vale, a B3 é a maior bolsa da América Latina e perde apenas para bolsas dos EUA e do Canadá se contarmos a América do Norte.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo