InvestimentosOpções Binárias

Planilha de gerenciamento de risco para Opções Binárias

A última fronteira do mercado financeiro é o mercado binário, das quais você certamente já ouviu falar. Vamos abordar, agora, uma questão sensível em relação a este instrumento financeiro: gerenciamento de risco na negociação de binárias.

Gestão de risco na negociação binária

As binárias podem ser negociadas com qualquer subjacente, sejam eles moedas, índices, ações, criptomoedas. Mas cuidado, pois isso não é uma aposta. Apostar aleatoriamente na alta ou na queda de uma moeda é a maneira mais rápida de queimar inteiramente o seu capital.

Para evitar isso, é necessário estudar melhor cada operação individual e, em seguida, combinar diferentes operações para criar um plano de investimento completo.

Artigos relacionados

Querendo fazer uma comparação, podemos dizer que você atua como um treinador de futebol que tem que escolher cada jogador para colocar em campo. Cada jogador representa uma opção binária. No entanto, considerados individualmente, os jogadores não valem muito se você não criar um jogo no qual todos tenham um papel. O mesmo acontece numa estratégia de negociação: operações diferentes coordenadas entre si, cada uma delas com suas características e todas voltadas para o lucro.

Este complexo de operações é precisamente gestão de risco. Ou seja, cada operação tem um perfil de risco próprio, que deve ser coordenado com as demais facetas que fazem parte da mesma estratégia.

Sempre temos que começar por conhecer o potencial de risco de uma determinada operação e planejar novas posições de acordo com o limite de risco que consideramos aceitável. Assim saberemos o pior cenário possível, denominado também “tolerância ao risco”.

Cada trader apresenta sua própria tolerância ao risco, que varia conforme a pessoa. Assim, os traders defensivos (relutantes em arriscar) são diferenciados dos traders agressivos (muito inclinados). O importante é que todos estejam cientes do grau de risco que desejam correr e que criem um plano adequado voltado ao gerenciamento de riscos.

Diferenças para o trading tradicional

trader de Opções Binárias

As técnicas normalmente usadas na negociação tradicional (por exemplo, em Forex) para gerenciar risco não podem ser usadas diretamente na negociação de binários. Vamos tentar entender melhor.

Existem dois sistemas principais de gerenciamento de risco no comércio tradicional: hedge e stop loss.

Com o hedge, uma certa posição é “congelada” fazendo outra na direção oposta. Em vez disso, o stop loss representa uma ordem dada à plataforma para fechar a posição, quando determinado nível de perdas for alcançado. Basicamente, comunicamos à plataforma com antecedência o quanto estamos dispostos a perder. Assim que esse nível for atingido, a plataforma de negociação fechará automaticamente a posição para nós.

Ao negociar binárias, essas técnicas deixam de ser usadas. Em princípio, não há stop loss e a cobertura só é feita de modo limitado, uma vez que o lucro ou o prejuízo não são proporcionais aos resultados. Então, como fazer gerenciamento de risco?

Técnicas para gerir riscos

A gestão de risco para binárias baseia-se principalmente em dois fatores: capital inicial ou análises técnicas e fundamentais para determinar quando entrar no mercado.

Técnica de capital

Com este método, determinamos o número de negócios que podem ser administrados simultaneamente e os orçamentos adequados relativos. Um exemplo prático: considere que você tem 100 dólares como saldo em conta. Você deve ter posições em aberto que não excedam os 5 dólares (ou seja, 5% do capital). Conforme a experiência cresce, muitos traders decidem estabelecer limites superiores a 5%, mas pelo menos no início é melhor evitar a exposição excessiva ao seu capital.

Técnica de análise

Neste segundo caso, a gestão de risco é baseada em notícias financeiras (falamos de análise fundamentalista) ou no estudo cuidadoso de gráficos (falamos de análise técnica). Caso um trader saiba estudar e analisar gráficos e esteja sempre atualizado com as notícias mais recentes e importantes do mercado, as chances de investir com lucro aumentam e, consequentemente, o risco é reduzido.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo