Investimentos

Como investir em renda variável: Melhor momento e guia passo a passo

Qualquer iniciante no tema sabe como investir em renda variável é uma forma de alcançar rendimentos mais elevados do que aqueles obtidos em renda fixa. No entanto, essa não é a única diferença entre as duas formas de investimento. Além disso, há aspectos importantes nos investimentos de renda variável que devem ser considerados por quem pretende seguir esse caminho.

Neste artigo, apresentamos um passo a passo simples de como começar a investir em renda variável. Além disso, listamos algumas das principais formas de investimento nessa modalidade. Por fim, você conhecerá as diferenças mais marcantes entre renda variável e renda fixa, bem como as vantagens que aplicações de renda variável oferecem para os investidores.

Como investir em renda variável: passo a passo

Quer saber como começar a investir em renda variável? Essa forma de investimento costuma ser mais desafiadora, em alguns casos, mas é extremamente acessível em suas formas mais corriqueiras. Caso você deseje investir em ações, por exemplo, basta seguir estes passos:

Artigos relacionados
  1. Estude o mercado de ações e avalie seu perfil de investidor conforme o risco que pretende assumir (conservador, moderado, arrojado)
  2. Crie uma conta em uma corretora de valores, como a XP, Rico ou Clear, entre outras opções
  3. Realize um depósito em sua conta na corretora, após ter separado dinheiro para suas despesas e uma reserva de emergência
  4. Escolha os ativos nos quais deseja investir e o valor a ser aplicado
  5. Acompanhe a evolução dos preços de seus ativos e reposicione seus investimentos quando julgar necessário

Tenha em mente, no entanto, que essa é uma explicação simplificada. Afinal, como investir em renda variável pressupõe dedicação e estudo, você não deve simplesmente escolher qualquer perfil de investimento, corretora para criar sua conta ou ação na qual investir. É importante pesquisar bem antes de qualquer decisão.

Felizmente, hoje em dia, a maioria das informações das quais você precisa estão à disposição na internet — inclusive, em nosso site. Este artigo explicando como começar a investir em renda variável é um ótimo exemplo disso.

Principais tipos de renda variável

O exemplo acima tem como foco o mercado de ações, que é o tipo mais conhecido de investimento de renda variável. No entanto, há diversos outros tipos de investimentos em renda variável. A seguir, listamos apenas as opções mais conhecidas, atualmente:

  • Ações
  • Fundos imobiliários
  • ETFs (fundos de índices)
  • Câmbio
  • Criptomoedas
  • Commodities
  • Derivativos em geral

Apesar de todas essas opções terem em comum a característica de imprevisibilidade comum aos investimentos de renda variável, há diferenças significativas entre cada tipo.

Os mercados de câmbio tradicional e criptomoedas, por exemplo, funcionam por meio da negociação de pares de moedas, o que permite a obtenção de lucros na alta e na baixa. Já com as ações só se lucra com a valorização dos papéis.

Há diferenças, também, no acesso a cada tipo de ativo. Afinal, algumas modalidades exigem investimentos elevados, enquanto outras estão ao alcance de qualquer pessoa com um pequeno capital disponível.

Diferença entre renda variável e renda fixa

Mas, afinal, como investir em renda variável difere de investir em renda fixa?

Quando falamos em renda fixa, estamos nos referindo principalmente a instrumentos como:

  • Tesouro Direto
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)
  • Letras de Câmbio
  • Poupança
  • Debêntures

Em geral, esses instrumentos oferecem uma segurança maior, mas uma rentabilidade menor, na comparação com os investimentos em renda variável. No entanto, isso pode variar com base em diversos fatores, como as condições macroeconômicas (taxa de juros, taxa de câmbio, política econômica do governo etc.).

Vantagens e desvantagens da renda variável

Fica claro, portanto, que a principal vantagem dos investimentos de renda variável é a possibilidade de obter rendimentos mais elevados que aqueles esperados em uma aplicação de renda fixa. É isso que atrai tantos investidores para o mercado de ações, negociação de índices, câmbio e outras opções populares.

No entanto, da mesma forma que abrem a possibilidade de rendimentos mais elevados, esses instrumentos trazem o risco de prejuízo. Portanto, antes de arriscar-se nessa categoria de investimento, é importante avaliar suas expectativas de retorno, o risco envolvido no negócio e até onde você pretende ir em busca de um lucro mais elevado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo