Corretoras de CriptomoedasCorretoresCriptomoedasInvestimentos

Entenda como funcionam os fundos de investimento em criptomoedas da XP

A XP Investimentos faz parte da XP Inc., atualmente responsável por diversas marcas no mercado financeiro nacional. Essa união de marcas permite à XP uma estrutura bastante robusta e liquidez não só no Brasil, mas também em outros mercados. Aqui, especificamente, destacamos a participação da XP no mercado de criptos. 

Segundo a própria XP, 2020 tem sido um ano de prosperidade para as criptomoedas. Essas moedas, por não terem ligação direta com a economia de um país, diretamente, acabam se beneficiando e valorizando em momentos de tensão, como o que estamos enfrentando este ano.

O fundo de criptomoedas da XP

Em 2020 outra grande novidade foi apresentada pela XP Investimentos. Em parceria com o Discovery, um dos fundos pertencentes a Hashdex a empresa lança um fundo de investimentos especializado em criptomoedas.

O grande diferencial desse fundo em relação a outros da empresa é que este é muito mais acessível para os investidores iniciantes. Com um investimento de apenas quinhentos reais os interessados em investir nesse fundo já podem se vincular à XP no mercado de criptos. 

Antes do surgimento do Discovery, os clientes da XP só podiam investir em fundos específicos de criptos, como o Explorer, quando tivessem um patrimônio superior a 1 milhão de reais (e precisavam de um investimento mínimo de dez mil reais).

O que a empresa busca com isso é uma espécie de popularização desse mercado. Atualmente, com um mínimo de investimento de 500 reais, a XP é responsável por um dos fundos mais acessíveis a nível nacional.

O fundo já aprovado pela CVM chama a atenção também pela liquidez dos resultados apresentados. O fundo criado em 2019, teve algumas quedas em 2019. Ainda assim, na média anual, chegou a acumular uma alta superior a 90%.

Ou seja, o fundo da XP investimentos surge como uma alternativa mais segura para investidores que ainda não estão completamente confiantes no mercado de criptomoedas. Como parte do portfólio é investida em renda fixa o investidor acaba tendo uma maior proteção sobre seus ativos.

Ainda que isso represente uma redução dos rendimentos na conta final, especialmente para traders que estão iniciando no mercado, a negociação com este tipo de fundo tende a valer a pena.

A corretora antes do fundo

Apesar de todos os benefícios oferecidos pela XP, devemos estar sempre atentos aos nossos investimentos, compreendendo os movimentos do mercado. O lançamento do fundo, não por acaso é uma resposta ao fechamento da corretora de criptomoedas da XP.

Menos de dois anos após a sua abertura, a Xdex, corretora de criptomoedas da XP encerrou as suas atividades. A empresa colocou parte do problema nas questões regulatórias referentes às corretoras e os bancos no Brasil. Mas também apontou uma possível falha de projeção no crescimento do mercado de criptos. 

Segundo alguns clientes que possuíam contas na corretora, um dos grandes problemas da exchange da XP é que a plataforma impedia o investidor de transferir suas criptomoedas para outras carteiras. Ou seja, todo o valor negociado se mantinha dentro da própria corretora. 

Devo investir em fundos ou corretoras?

O que estamos tentando mostrar aqui é que mesmo uma grande empresa como a XP pode ter alguns problemas no mercado de criptos. Por isso, é sempre importante, para além da credibilidade da empresa, estar atento a cada segmento seu de atuação. 

Em buscas rápidas na internet, é possível perceber que a empresa ainda não se destaca no mercado das criptomoedas, especialmente quando olhamos para os problemas da antiga corretora. 

Já quando falamos em investir em fundos, parece que até o momento a XP está fazendo escolhas coerentes e mais acertadas. Portanto, tenha em mente que além da Hashdex existem outras três empresas no país que possuem fundos de investimento em criptomoedas, todas devidamente autorizadas pela CVM.

Portanto, antes de tomar decisões entre investir em corretora ou em um fundo, primeiro veja qual o formato de investimento está de acordo com a sua estratégia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo