Investimentos

Melhores livros para traders: do iniciante ao avançado

Saiba quais são os melhores livros para traders iniciantes ou avançados. Conheça as obras mais indicadas para quem procura livros de análise técnica.

Indice

Em tempos de internet, a informação circula em velocidade estonteante e em quantidade nunca antes vista. Isso é verdade em qualquer área do conhecimento, inclusive quando falamos no mercado financeiro. Ainda assim, os livros permanecem uma fonte importante de informação, seja na versão tradicional, em papel, seja em formato digital, graças aos e-books.

Os melhores livros para traders são um ativo importante para todo investidor iniciante, que esteja em busca do primeiro contato com o mundo das finanças. Ao mesmo tempo, livros sobre day trade ou livros de análise técnica podem ser um complemento importante para traders experientes, que estejam em busca de aprofundar seus conhecimentos.

Neste artigo, indicamos alguns dos melhores livros para traders de qualquer nível. Portanto, se você procura um livro para trader iniciante ou avançado, bem como um livro sobre análise técnica ou gráfica, esta é sua chance de pegar boas dicas para a sua biblioteca!

Importância dos livros para o trader

Há diversas razões para dedicar parte do seu tempo aos livros. Mesmo nos dias de hoje, com tanto conteúdo disponível na internet, você encontrará vantagens como estas ao ler um livro de trader:

  • Foco: Mesmo quando o conteúdo de um livro pode ser encontrado de forma parecida na internet, sair da frente do computador e deixar o celular de lado irá ajudá-lo a concentrar-se melhor no que você está lendo
  • Qualidade: Apesar de nem sempre ser o caso, o conteúdo publicado em livros costuma ser de boa qualidade, desde que tenha sido publicado por editoras de qualidade, com processos rígidos de revisão
  • Profundidade: Caso você seja um trader mais experiente, notará como os livros sobre análise técnica/gráfica, por exemplo, conseguem abordar temas mais complexos do que seria possível em um artigo curto ou num vídeo
  • Descanso: Sim, por incrível que pareça, parar para ler um livro sobre day trade ou outro tema qualquer pode ajudá-lo(a) a desligar-se um pouco do ambiente de negociação, tornando sua rotina mais saudável

Além desses benefícios proporcionados pelos melhores livros para traders, há uma série de vantagens mais gerais que a leitura proporciona a qualquer pessoa. Você melhora seu português e desenvolve um raciocínio mais apurado, por exemplo.

Mas, como o assunto aqui é mercado financeiro, vamos para nossas dicas de melhores livros para traders, sejam eles iniciantes ou avançados.

Melhores livros para traders em geral

Neste artigo, trazemos listas separadas pelo nível do trader – ou seja, livros mais básicos ou avançados, conforme a experiência do leitor. No entanto, existem alguns livros que podem ser indicados para os dois níveis de traders, pelo seu conteúdo e forma de abordar um assunto. Vamos a eles:

1. “O Jeito Warren Buffett de Investir – Os Segredos do Maior Investidor do Mundo“, de Robert G. Hagstrom

Warren Buffett é provavelmente o investidor mais conhecido do mundo – se não for o mais famoso de todos. Neste livro, publicado pela Editora Benvirá, você pode conhecer muitos dos métodos e técnicas que o bilionário americano aplica em seus investimentos. São apresentados desde estudos de caso até discussões sobre aspectos psicológicos da atividade do investidor.

2. “Fora da Curva: Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil – E o que Você Pode Aprender com Eles“, de Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano

Neste livro, você também terá acesso aos conselhos de grandes investidores do mercado financeiro. No entanto, o destaque fica por conta de quem foram os entrevistados, neste caso. Em vez de figurões estrangeiros, participam deste livro investidores brasileiros, como Guilherme Affonso Ferreira e Guilherme Aché. Ou seja, seu conteúdo está muito mais ligado à rotina de investimentos no Brasil.

3. “O Investidor Inteligente“, de Benjamin Graham

Publicado atualmente pela HarperCollins, este livro foi lançado originalmente em 1949 e, desde então, tornou-se a referência de 10 em cada 10 traders. Benjamin Graham, o autor, foi um investidor importante nos Estados Unidos em meados do século passado. Ele acabou se tornando referência para ninguém mais, ninguém menos que… Warren Buffett, graças aos princípios que ensina sobre a rotina adequada a um investidor.

Melhores livros para traders iniciantes

Se você está dando os primeiros passos como trader, recorrer a um bom livro pode ser uma forma prática de entrar em contato com os princípios básicos do mercado financeiro. Além disso, pode ajudá-lo a evitar algumas armadilhas que assombram os investidores inexperientes. Existem livros de diferentes tipos voltados a quem está começando no mercado financeiro, de biografias de investidores a obras de caráter mais didático.

Está em dúvida sobre a melhor opção para o seu caso? A seguir, listamos alguns dos melhores livros para traders iniciantes:

1. “Trading in the Zone“, de Mark Douglas

Este livro é como uma coleção de estudos de caso que aborda tanto exemplos de traders de sucesso quanto histórias de quem não se deu bem no mercado financeiro. Ou seja, trata-se de um livro para o trader que deseja saber o que fazer e o que não fazer para ser bem-sucedido. O autor procura os elementos em comum de cada “categoria”. Para isso, foram entrevistados diversos traders experientes.

2. “Aprenda a Operar no Mercado de Ações: Um Guia Completo para Trading“, de Alexander Elder

Como proposto no próprio título, este livro é um guia que passa por diferentes aspectos relevantes na rotina de um trader. Ele aborda princípios básicos de análise técnica, mas também passa dicas de comportamento para traders, com base em explicações de ordem psicológica. O conceito básico de Elder é a importância dos três Ms – ou seja: Mente, Método e Dinheiro (Money).

3. “Reminiscências de um Especulador Financeiro“, de Edwin Lefèvre

Diferentemente dos outros livros listados nesta categoria, Reminiscências de um Especulador Financeiro foi escrito em primeira pessoa e com um tom autobiográfico. No entanto, Lefèvre conta a história de outra pessoa: Jesse Lauriston Livermore, um dos mais famosos especuladores de Wall Street. Para quem procura uma leitura mais leve e menos técnica, esta é a dica ideal.

Melhores livros para traders avançados

Se você já não é um(a) novato(a) no mercado financeiro e procura uma leitura mais avançada, aproveite nossas recomendações de leitura a seguir. Selecionamos os melhores livros para day trade e investimentos a longo prazo com um nível de exigência um pouco mais alto. Eles trazem dicas preciosas para quem deseja elevar os ganhos no mercado financeiro.

1. “Candlestick – Um Método para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores“, de Carlos Alberto Debastiani

Os gráficos em vela, também conhecidos como candlesticks, fazem parte da rotina de todo trader. Afinal, são um método de análise gráfica amplamente difundido na bolsa de valores e em outros mercados financeiros. Neste livro, você aprende tudo sobre gráficos em vela com uma linguagem extremamente acessível e muitos exemplos. O autor também aborda alguns aspectos psicológicos que podem influenciar a análise das velas pelos traders.

2. “Magos do Mercado“, de Jack D. Schwager

Seguindo a receita de outras obras sobre investimentos em ações, este livro procura desvendar os segredos de investidores e operadores de sucesso no mercado financeiro. Para isso, foram coletados os depoimentos de muitos deles, com detalhes sobre os métodos e a mentalidade que eles aplicam à rotina de trading. O objetivo não é servir como uma receita de bolo, mas sim mostrar o impacto da metodologia sobre os resultados.

3. “All About Asset Allocation“, de Richard A. Ferri

Infelizmente, ainda não há versão em português desta obra. No entanto, se você consegue ler em inglês e está interessado(a) em algo mais técnico sobre alocação de ativos e formação de carteiras, este é um livro indispensável. O autor é extremamente didático ao explicar conceitos fundamentais e técnicas que fazem a diferença na hora de planejar investimentos e gerenciar riscos no mercado de ações.

4. “Way of the Turtle: The Secret Methods that Turned Ordinary People into Legendary Traders“, de Curtis Faith

Este é mais um livro que ainda não teve tradução para o português, mas que tem muito a oferecer para quem está mergulhado no mercado financeiro. A obra de Curtis Faith relata a experiência conduzida com um grupo de traders, sem nenhuma experiência anterior, que foi capaz de, após um treinamento de apenas duas semanas, começar a apresentar resultados sólidos no mercado de ações. 

5. “Swing Trading with Fibonacci Retracements“, de Kenneth Walker

Como o nome indica, este é um livro voltado às diferentes aplicações e modelos que podem ser baseados em Fibonacci no mercado financeiro. Em formato de guia passo a passo, a obra de Kenneth Walker explora todo o potencial de uso do Fibonacci para projeções de preços de ativos. Este é mais um livro sem versão em português, mas a linguagem acessível e o tom didático certamente ajudam na leitura da versão original.

6. “Mercado de Capitais (FGV Management), de Myrian Layr Monteiro Pereira Lund“, Cristóvão Pereira de Souza e Luiz Celso Silva de Carvalho

Este é um guia um pouco mais avançado sobre o mercado de capitais, na comparação com livros para traders iniciantes. Publicado pela Editora FGV, este livro apresenta todos os principais instrumentos financeiros que se pode negociar no mercado de capitais. Voltado a pessoas com qualquer nível de conhecimento, tem o objetivo de oferecer uma visão completa das possibilidades de investimento.

7. “Elliott Wave Principle: Key To Market Behavior“, de Robert R. Prechter Jr. e A.J. Frost

Um pouco mais avançado que os demais livros citados nesta categoria, este livro é acessível o suficiente para o trader médio compreender a Teoria das Ondas de Elliot, importante para a compreensão do comportamento do mercado. Com esta obra, você pode elevar sua capacidade de compreender as movimentações dos preços de ativos e fazer projeções mais consistentes para seus investimentos.

Melhores livros análise técnica
Livros análise técnica

Melhores livros sobre análise técnica/gráfica

Se você procura livros de análise técnica, especificamente, pode pular para as nossas recomendações nessa categoria. As obras a seguir oferecem uma visão ampla de técnicas e indicadores aplicados na análise técnica em day trade e em longo prazo, com diferentes focos, abordagens e métodos de ensino.

1. “Manual de Análise Técnica: Essência e Estratégias Avançadas“, de Marcos Abe

Este é um livro bem completo, passando por todas as principais técnicas de análise gráfica com exemplos claros e didáticos. Desse modo, permite ao leitor compreender formas de lucrar em cenários diversos, interpretando os gráficos rapidamente. As estratégias ensinadas por Marcos Abe podem ser usadas em cenários de alta e baixa, o que permite sua aplicação no curto e médio prazo.

2. “Análise Técnica dos Mercados Financeiros“, de Flávio Alexandre Caldas de Almeida Lemos

Este é um guia técnico, mas ao mesmo tempo gostoso de ler, já que o autor tempera suas explicações sobre leitura e análise de gráficos com histórias do mercado financeiro. Assim, é possível aprender o essencial sobre análise técnica, ao mesmo tempo em que se pode saborear relatos como o da quebra da Bolsa do Rio de Janeiro, entre outros “estudos de caso” made in Brazil e de outras partes do mundo.

3. “O Melhor da Análise Técnica de Ações“, de Marcelo Piazza

Este é mais um manual no qual o autor procura cobrir todos os principais pontos relativos à análise técnica no mercado de ações. Marcelo Piazza explica a Teoria de Dow, os principais padrões de velas e outras apresentações de gráficos comuns no mercado financeiro. Desse modo, busca ajudar os leitores a compreender quais são os momentos mais adequados para a compra e venda de ações.

4. “Technical Analysis of the Financial Markets“, de John Murphy

Um best-seller dos livros de finanças, esta obra de John Murphy traz tudo o que você precisa saber sobre a análise técnica dos instrumentos financeiros mais populares, com foco no mercado de ações. Ainda não há uma versão em português disponível, então você precisará no mínimo de um inglês regular para compreender tudo. No entanto, o esforço certamente valerá a pena.

5. “Encyclopedia of Candlestick Charts“, de Thomas Bulkowski

Também sem tradução para o português, este livro cumpre o que promete: ser uma enciclopédia de padrões de velas para análise técnica. Thomas Bulkowski traz uma quantidade inigualável de padrões gráficos com explicações detalhadas do que cada um deles representa e possíveis ações que se pode tomar no mercado após identificá-los. Além disso, são dados exemplos diversos, o que facilita a vida dos leitores.

6. “Análise Técnica Clássica“, de Flávio Lemos e Celso Cardoso

Publicado pela Editora Saraiva, esta é uma boa opção para quem pretende fugir do inglês e ter acesso a uma obra que cubra todo o conhecimento essencial sobre análise técnica. O livro cobre desde a Teoria de Dow até Ondas de Elliot, padrões gráficos, indicadores e osciladores diversos, incluindo conceitos mais avançados. Para complementar, traz seções dedicadas à psicologia do investidor, controle de risco e exemplos de estratégias. 

Conclusão

Como você pode ver, não faltam boas opções de livros para traders iniciantes ou mais experientes. Se você souber ler em inglês, a variedade será ainda maior, mas a verdade é que o mercado editorial brasileiro já conta com uma quantidade considerável de títulos interessantes sobre day trade, análise técnica e mercado financeiro no geral. É possível encontrar desde guias gerais sobre o tema até obras com focos específicos.

Muito do conteúdo disponível em livros pode ser acessado na internet, até mesmo de graça. No entanto, a qualidade e a profundidade do material nem sempre é a mesma. Além disso, os livros oferecem benefícios como a maior praticidade, conforme a situação, e o maior conforto na leitura. Além disso, desligar-se das telas do computador ou do celular ajuda a manter o foco no estudo e proporciona um belo descanso para o trader.

O resultado de uma leitura de qualidade certamente será sentido em seus ganhos com ações ou em outros investimentos seus no mercado financeiro. Então, escolha um título da nossa lista e reserve um tempo em seu dia para aprender com quem entende do assunto.

Boa leitura!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo