Criptomoedas

Atualização EIP-1559 da Ethereum é lançada na Polygon para queimar MATIC

A atualização EIP-1559 da Ethereum, que já havia introduzido um mecanismo parcial para a queima das taxas da rede no mês de agosto de 2021, foi agora lançada para a Polygon, rede de dimensionamento em segunda camada.

A Ethereum Improvement Proposal (EIP) 1559, para a melhoria da rede Ethereum, foi enviada junto ao hard fork London, no meio do ano passado. Em geral, foi considerada um sucesso. Afinal, mostrou-se eficiente quanto à previsibilidade do preço e à queima da taxa de rede. Agora, a Polygon lançou a mesma atualização com o objetivo de melhorar sua “fee visibility” (visibilidade de taxa). A atualização foi lançada no bloco 23.850.000.

A data de lançamento da EIP-1559 foi anunciada pela equipe da Polygon depois da implementação bem-sucedida da Mumbai, rede de testes do protocolo. Quer saber mais a respeito? Confira nossa 

Impacto da EIP-1559 da Ethereum sobre tokens MATIC

A EIP-1559 leva à Polygon o mesmo mecanismo observado na Ethereum em relação à queima de taxas. Ou seja, ela leva à destruição de grande parte dos tokens MATIC. Com isso, a equipe da Polygon estima que 0,27% do suprimento de MATIC será queimado no decorrer de um ano.

Além disso, remove o leilão pelo primeiro preço, anteriormente usado para calcular taxas de rede. Espera-se que, desse modo, sejam obtidas estimativas de custo melhores. No entanto, o mesmo impacto não deve ocorrer sobre os preços de gás.

De qualquer forma, a introdução de taxas básicas de transação deve alterar muita coisa na Polygon. Elas serão ajustadas automaticamente com base no congestionamento da rede. Isso tornará as taxas mais previsíveis e também poderá ajudar a reduzir transações semelhantes a spam, de acordo com a equipe.

A taxa básica aumenta automaticamente se o bloco estiver cheio, então isso resultará em menos transações semelhantes a spam e em menor congestionamento na rede. Há agora, também, taxas adicionais. Elas são voltadas para pessoas que desejam processar suas transações com prioridade. Nesse caso, as taxas são devolvidas aos validadores, enquanto as taxas básicas são queimadas.

Assim como na Ethereum, a introdução desse mecanismo de “queima” pode vir a ter um efeito deflacionário sobre a rede Polygon. Alguns analistas acreditam que isso poderia até mesmo sustentar o preço do MATIC a longo prazo. Atualmente, há uma oferta fixa de 10 bilhões de tokens MATIC, sendo que 6,8 bilhões já se encontram em circulação.

Embora seja uma rede de camada dois, a Polygon sofreu recentemente com sua própria crise de gás. No início de janeiro deste ano, as taxas de gás da Polygon dispararam, de acordo com a Dune Analytics. Isso acabou impedindo que alguns validadores enviassem bloqueios. O forte aumento na demanda deveu-se a um jogo descentralizado de rendimento financeiro, o Sunflower Land. Em resumo, ele recompensava os primeiros adeptos antes que os degens perdessem o interesse.

Impacto da EIP-1559 sobre o Ether

Agora que já temos a EIP-1559 explicada em relação a seus possíveis desdobramentos sobre a rede Polygon, vamos analisar o seu impacto sobre a rede Ethereum e, em última instância, sobre o Ether.

Desde que foi lançada na Ethereum em agosto de 2021, a atualização da proposta EIP-1559 fez com que cerca de 1,5 milhão de Ether (ETH) fossem queimados, segundo estimativas de diferentes fontes. Levando em conta o preço atual do ETH, isso equivale a um valor próximo a US$5 bilhões. É previsto, atualmente, que a emissão de Ether se torne deflacionária com uma magnitude de -2,5% ao ano, tão logo a “fusão” ocorra e a prova de participação se torne o principal mecanismo de consenso para a rede.

Os defensores dessa atualização afirmam, desde antes de sua implementação, que ela trará transformações importantes à blockchain Ethereum. Essas transformações estão relacionadas sobretudo à velocidade e à confiabilidade das transações. Por um lado, estima-se que as transações se tornarão mais rápidas. Por outro, que elas ficarão mais seguras.

Polêmicas na origem do projeto

O hard fork London recebeu esse nome em referência à capital britânica onde ocorreu a Devcon (Conferência Internacional de Desenvolvedores) durante a qual o projeto foi apresentado. Esse hard fork tem cinco Propostas de Melhoria do Ethereum (EIPs), no total: EIP-3554, EIP-3529, EIP-3198, EIP-3541 e EIP-1559.

Foi justamente a última das propostas, sobre o qual se trata este artigo, que se tornou o centro das controvérsias. Mesmo após sua implementação, ela segue dividindo a comunidade de usuários do ETH em dois grupos distintos.

Um dos grupos ficou ao lado da Ethereum Foundation, segundo a qual a atualização irá melhorar significativamente a experiência dos usuários. Já o segundo grupo se coloca contra a posição da Ethereum Foundation, alegando que haverá impactos negativos sobre a mineração com a EIP-1559. Desse modo, segundo esse grupo, o rendimento poderia acabar sendo revisado para baixo devido às taxas de transação.

O que a Ethereum Foundation alega

A posição da Ethereum Foundation, que também é a opinião de Vitalik Buterin, baseia-se na ideia de que os custos de transação irão diminuir e, possivelmente, as oscilações dos preços das moedas ficarão mais previsíveis.

Outro benefício destacado pela equipe por trás da atualização é a duplicação do tamanho dos blocos. E o que isso significa? Basicamente que, em teoria, seria possível realizar o dobro do número de transações em cada bloco agora.

Com essa alteração, a Ethereum Foundation espera que os picos aleatórios de demanda sejam reduzidos. É em consequência disso que haveria uma redução nos custos de transação. Além disso, a fundação alega que as transações serão aceleradas, o que tornará a plataforma mais atrativa para os usuários. Assim, mais pessoas se juntariam à rede como mineiros – ou seja ocorreria o inverso do que o grupo de críticos tem dito.
Outra mudança a longo prazo inclui uma redução drástica no consumo de energia, que poderá chegar a 99,95%, segundo a Ethereum Foundation. Ainda pensando a longo prazo, espera-se que o consumo de taxas de transação combinado com recompensas mais baixas e Ether bloqueado para validação reduza o saldo de fornecimento circulante para algo entre 27,3 e 49,5 milhões de ETH. Para comparação, basta lembrar que a oferta atual é de 118 milhões de ETH – e que ela permanece ligeiramente inflacionária com a EIP-1559.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo