Investimentos

Como comprar ações na Clear: passo a passo e taxas

Saiba como comprar ações na Clear com o nosso guia passo a passo. Entenda como criar sua conta e submeter uma ordem na plataforma sem taxa de corretagem.

A Clear é uma das corretoras mais populares e acessíveis do Brasil. Por isso, acaba sendo uma das opções favoritas de quem está dando os primeiros passos no mercado financeiro. Para comprar ações na Clear, basta fazer o cadastro online na corretora, transferir dinheiro para sua conta e acessar a opção de swing trade. As taxas são competitivas e a plataforma é simples de usar.

Neste artigo, explicamos o processo desde a criação da sua conta até a hora de comprar ações na Clear. Além disso, contamos como a Clear cobra pelos seus serviços.

Como comprar ações na Clear

No passo a passo a seguir, mostramos o que você deve fazer para comprar ações na Clear usando o Pit de Negociações, uma espécie de home broker gratuito da empresa.

Nosso foco está nos aspectos práticos desse processo, sem levar em conta os trabalhos de análise e montagem de uma estratégia de investimentos em ações. No entanto, tenha em mente que essa parte é essencial para que você faça bom uso do ambiente de negociações da empresa.

1. Abra uma conta na Clear

Em primeiro lugar, você deverá criar uma conta na Clear. Isso pode ser feito totalmente online, com o preenchimento de suas informações pessoais no formulário de cadastro. As informações solicitadas incluem, por exemplo, nome completo, CPF e dados de contato (e-mail e telefone). Será necessário, também, assinar o contrato de intermediação pela corretora.

No momento da abertura da conta, você também deverá responder a algumas perguntas sobre seu perfil de investidor, por meio do formulário de suitability. Conforme as respostas, a Clear poderá fazer uma análise de risco condizente com suas expectativas e preferências. Por exemplo, ela saberá se você tem um perfil mais conservador ou agressivo enquanto investidor(a).

2. Transfira dinheiro para sua conta

Uma vez que sua conta na Clear tenha sido criada, você estará apto(a) a fazer uma primeira transferência de dinheiro. As instruções a respeito da transferência também são enviadas por e-mail para os usuários.

Normalmente, é solicitado que a transferência seja feita via TED a partir de uma conta bancária de mesma titularidade que a conta na corretora. Esse é um procedimento de segurança padrão.

3. Faça login no Pit de Negociações

O Pit de Negociações é o ambiente de trade da Clear. Ou seja, a sua plataforma de home broker oficial. É ele que permite aos investidores realizar operações e gerenciar investimentos de forma simples, sem sair de casa.

Para comprar ações na Clear, você poderá escolher entre o Pit de Negociações novo ou a versão antiga. Nossa sugestão é que você escolha a versão nova – aliás, é sobre ela que falamos neste artigo.

No site da Clear, você também encontra o Manual do Pit de Negociações, além de material exclusivo sobre investimentos, como e-books, tutoriais e salas com analistas ao vivo durante os pregões. Além disso, os clientes da corretora recebem relatórios semanais e podem recorrer ao serviço de suporte da empresa. Ou seja, é possível encontrar na Clear todas as informações necessárias para tomar decisões sólidas de investimento.

4. Acesse a área de Swing Trade

A página inicial do Pit de Negociações traz informações gerais sobre seus ativos, caso você já tenha alguma aplicação. Ela também exibe dados relativos à evolução do seu patrimônio e outras opções diversas.

Se você deseja comprar ações pela plataforma da Clear, deverá selecionar a opção Swing Trade. Ela pode ser acessada pelo menu na barra superior da página. Após um clique nele, um outro menu, desta vez suspenso, surgirá na tela. Então, clique em Renda Variável e, em seguida, em Swing Trade.

5. Adicione as ações de seu interesse

Ao acessar a área de Swing Trade, você encontrará, inicialmente, apenas uma tela em branco com um só ativo – o índice Ibovespa. Para adicionar ações à tela, você deve clicar no ícone de Mais (+) e procurar as ações que deseja negociar pelo seu código. No caso da Petrobras, por exemplo, o código de suas ações preferenciais é PETR4.

Você poderá adicionar quantas ações quiser à tela de Swing Trade. Ao fazer isso, será possível acompanhar o desempenho de cada uma delas, com o preço de momento e a variação que tiveram no dia.

Além disso, você poderá acessar rapidamente as funções de compra e venda das ações, caso se interesse em negociá-las.

6. Compre a ação desejada

Chegamos, então, à parte final do nosso passo a passo. Com sua conta criada, dinheiro em “caixa” e plataforma de negociação devidamente configurada, tudo o que você precisa fazer é acompanhar o desempenho das ações e, com base em seu conhecimento e estratégia de investimentos, adquiri-las no momento que julgar mais adequado.

Lembre-se que as ações são negociadas em lotes mínimos de 100. Portanto, você precisará levar isso em conta na hora de decidir o quanto irá investir nelas. Para tal, será necessário multiplicar o lote pelo preço da ação.

Caso queira negociar um volume de ações inferior a 100 (de 1 a 99 ações), você precisará recorrer ao mercado fracionário. Isso pode ser feito adicionando a letra F ao final do código da ação.

Você só precisa clicar sobre a ação e, depois, emitir a ordem de compra. Nesse momento, será necessário informar a quantidade de ações e o preço limite da compra. Então, você verá o valor total da ordem. Para emiti-la, também será preciso informar a assinatura eletrônica que você recebeu por e-mail.

A execução da ordem ocorrerá tão logo houver um vendedor interessado no negócio pelo preço que você definiu. Quando isso acontece, aparece uma mensagem de “ordem executada” à esquerda na tela. Isso significa que você comprou a ação – e elas instantaneamente aparecerão sob a sua custódia na conta da corretora.

Quanto custa comprar ações na Clear

Desde 2018, a Clear atrai novos clientes com a promessa de taxa zero de corretagem. Essa taxa, praticada por outras corretoras, equivale a um valor fixo ou percentual sobre cada operação realizada, tanto de compra quanto de venda.

Isso não quer dizer que você não irá pagar taxas ao negociar ações na Clear. Afinal, mesmo com a taxa de corretagem zerada, você terá que pagar os emolumentos e a taxa de liquidação da ação.

Os emolumentos representam 0,005% sobre o valor das ações e são cobrados em operações de compra e venda. A cobrança é realizada pela B3 e serve para custear a operação. Já a taxa de liquidação, como o nome indica, é cobrada para remunerar a liquidação das ações pela B3. Ela equivale a 0,02% (day trade) ou a 0,0275 (swing trade).
A Clear cobra taxas em outros casos: registro de opções, zeragem compulsória do risco e custódia do Tesouro Direto, entre outros exemplos. Ou seja, a empresa tem outras fontes de rendimentos. Independentemente disso, quando o assunto é o mercado de ações, a Clear é uma das opções mais em conta no Brasil.

Image

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detected

Por favor, desactivar o ADblock. Caso contrário, não poderemos mostrar toda a beleza do conteúdo desta página.