Criptomoedas

O que é shilling e como essa prática afeta as criptomoedas?

Não sabe o que é shilling de criptomoedas e nunca havia ouvido desse termo? não se preocupe. Afinal, esse é um conceito que começou a ganhar uma relevância maior na indústria de criptos há bem pouco tempo. Além disso, por mais que o nome em inglês assuste, o conceito por trás dele certamente já é familiar para quem conhece um pouco do universo das criptomoedas.

Confira a seguir uma definição geral de shilling e conheça alguns casos que fizeram essa prática começar a ganhar destaque no mercado de criptomoedas. Nós também reunimos algumas dicas para você identificar casos de shilling e proteger seu dinheiro.

O que é shilling de criptomoedas

Shilling é a promoção de uma criptomoeda por um grupo de pessoas, de forma orquestrada, para criar excitação em torno dela. Normalmente, essa ação ocorre por meio de influencers em mídias sociais ou com pessoas famosas em geral, para alcançar um público grande rapidamente.

O objetivo final de quem investe na prática de shilling é criar um hype em relação à moeda e converter o interesse do público em investimentos em massa. Quanto maior a demanda pela moeda, maior o seu preço de mercado. A valorização rápida tende a atrair mais investidores, retroalimentando o movimento do mercado.

O termo shilling pode parecer uma novidade para quem não tem experiência no mercado financeiro. No entanto, quem negocia há algum tempo na bolsa de valores ou em outros mercados tradicionais conhece bem essa expressão.

O que nem todo mundo sabe é que o shilling é ilegal no mercado financeiro tradicional. No entanto, essa prática acaba sendo pouco supervisionada no mercado de criptos devido à falta de uma regulamentação mais efetiva na maioria dos países. Com isso, muitas vezes fica difícil definir quais práticas de divulgação podem ser qualificadas como shilling de criptomoedas.

No entanto, à medida que os casos se tornam mais frequentes, é possível que a prática de shilling venha a ser coibida com um rigor maior. Afinal, para muitos especialistas, não seria difícil aplicar leis voltadas a títulos financeiros em geral para as criptomoedas, desde que haja interesse das autoridades.

Casos famosos de shilling

Um dos casos mais famosos de shilling é relativamente recente. Em junho de 2021, a celebridade americana Kim Kardashian, o boxeador Floyd Mayweather Jr. e o ex-jogador da NBA Paul Pierce, entre outras figuras conhecidas nos Estados Unidos, fizeram diversos posts sobre o EthereumMax, em diferentes redes sociais.

Desde o começo, ficou claro que se tratava de propaganda disfarçada da moeda. Kardashian, com 228 milhões de seguidores, chegou a prometer um “grande anúncio sobre o EthereumMax”. Em seguida, compartilhou uma página que alertava seus seguidores sobre a queima de 400 tokens, o que sugeriu um aumento no preço da moeda.

Agora, tanto Kardashian quanto Mayweather Jr. e diversas outras celebridades estão sendo processados pela prática de shilling. Afinal, muitas pessoas se sentiram enganadas por eles, após comprarem EthereumMax e perderem dinheiro com sua desvalorização súbita pouco depois.

Já o caso mais conhecido é, provavelmente, o de Elon Musk. Certamente, ninguém precisou pagar para que ele elogiasse o Dogecoin e outras moedas-meme (além do Bitcoin e outras opções mais tradicionais) ao longo de 2021. No entanto, após ter ficado claro que os tweets de Musk têm um impacto significativo sobre os preços das criptomoedas, ganhou corpo a discussão sobre os benefícios que ele poderia ter ao divulgá-las.

Afinal, se o próprio Elon Musk declara ter milhões de dólares em Bitcoin, Ethereum e Dogecoin, acaba agindo em interesse próprio sempre que usa sua influência para impulsionar o valor dessas moedas.

Como se precaver contra o shilling

Mesmo que o caso de Elon Musk chame a atenção, há diferenças importantes quando olhamos para o que é shilling em criptomoedas na maioria dos casos. Afinal, bem ou mal, sabemos que Musk tem uma grande quantidade de criptos e, tendo essa informação, podemos julgar de forma mais assertiva o quanto o que ele diz tem algum valor.

Então, como suspeitar que uma pessoa está sendo paga, sem o nosso conhecimento, para fazer propaganda disfarçada de uma criptomoeda?

Há algumas situações que costumam se repetir:

  • Promoção de criptomoedas pouco conhecidas: Se algum(a) influencer aparecer falando sobre uma cripto obscura, é bom você ficar atento. Principalmente, se essa pessoa nunca tiver demonstrado interesse por criptomoedas antes – e demonstrar “interesse” justamente por uma opção pouco conhecida.
  • Investimentos altos em uma moeda específica: Isso é mais comum com um tipo específico de “shiller”, que irá aplicar um valor elevado em uma certa moeda e então divulgar isso em suas redes. Na melhor tática “pump-and-dump”, essa pessoa realizará seu lucro rapidamente e deixará os demais a ver navios.

Fundadores ou membros promovendo sua moeda: Assim como nos casos anteriores, isso se torna mais perigoso quando não conhecemos os fundamentos da criptomoeda. Por isso, é importante conferir se já há um white paper do projeto.

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