Corretoras de CriptomoedasCorretoresCriptomoedasInvestimentos

Corretoras de criptomoedas confiáveis no Brasil

As criptomoedas são legais no Brasil. Ou seja, não há restrições para a compra, venda ou utilização de criptomoedas no país – é claro, desde que não seja para fins ilícitos. Isso não significa, claro, que esse seja um mercado livre de riscos para os investidores. Afinal, ainda há muitos golpes relacionados a criptoativos, e é necessário estar atento a eles.

O Banco Central (Bacen) já afirmou e reafirmou sua posição a respeito do Bitcoin e de outros ativos digitais. Em 2017, especificamente, o Bacen alertou para a natureza especulativa da negociação de criptomoedas, ou seja, para os riscos que há nesse tipo de operação.

As criptomoedas se assemelham a outros tipos de investimentos financeiros, mas têm suas peculiaridades. Portanto, se você está disposto(a) a encarar esses riscos e aproveitar toda a  independência e as oportunidades que os criptoativos oferecem, aproveite este artigo para saber mais sobre os golpes dos quais você deve se precaver. Incluímos, também, algumas dicas de corretoras confiáveis no mercado brasileiro.

Risco de golpes e casos recentes

Opções Binárias é fraude

Se você acompanha o mercado de criptomoedas há algum tempo, certamente já ouviu falar de golpes envolvendo esse tipo de ativo. No entanto, isso não é algo específico do Bitcoin ou de outras moedas do mesmo tipo. Casos assim ocorrem com qualquer tecnologia nova e de difícil compreensão para o público em geral.

Isso é ainda mais comum quando se trata de um ativo com enorme retorno de investimento, como tem sido o caso do Bitcoin, pelo menos observando o histórico de longo prazo. Todos querem aproveitar a onda, mas a maioria dos interessados entende pouco sobre o assunto, o que atrai muitos aproveitadores.

Um golpe recente, por exemplo (da InDeal), envolveu fraudadores que aliciavam pessoas em redes sociais como o Facebook e o WhatsApp e convenciam elas a investir em Bitcoin. No total, foram cerca de 5 mil vítimas do golpe, que eram atraídas pela promessa de retornos entre 3% e 4% ao dia. Quando as vítimas tentaram resgatar seus fundos, os golpistas simplesmente desapareceram. O golpe teria gerado um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão, que os prejudicados ainda tentam reaver, pelo menos em parte.

Com o aumento dos golpes envolvendo criptomoedas, o governo federal chegou a abrir um inquérito formal sobre o tema em outubro de 2018. No entanto, pouco tem sido feito por parte do poder público para regularizar o mercado e coibir práticas lesivas.

O prejuízo, quando falamos em problemas de segurança no mercado de criptos, nem sempre é financeiro – ou apenas financeiro. Esse foi o caso, por exemplo, do hack sofrido pela empresa Atlas Quantum, em agosto de 2018. Na época, essa era uma das maiores corretoras de criptos do Brasil. O vazamento sofrido pela empresa comprometeu informações pessoais de mais de 250 mil clientes.

Exemplos de corretoras confiáveis no Brasil

Para evitar problemas ao investir em criptos, o ideal é não embarcar em aventuras. Recomenda-se sempre checar se a empresa está autorizada a operar e qual o histórico dela. As empresas mais consistentes são aquelas que têm avaliações positivas dos usuários e tradição de idoneidade. Confira 3 opções bem conhecidas dos brasileiros:

Foxbit

Na Foxit, você pode comprar Bitcoin e outras moedas com transferências bancárias e sem taxas de depósito. Os depósitos e retiradas são rápidos, levando menos de um minuto até a confirmação. Além disso, a Foxbit oferece uma excelente liquidez, o que significa bons preços para os investidores.

Mercado Bitcoin

O Mercado Bitcoin é a maior corretora de Bitcoin do Brasil e da América do Sul, atualmente. Sem verificar sua identidade, você pode comprar criptos usando depósitos em dinheiro. Após a verificação, pode adicionar fundos à sua conta por meio de transferências bancárias, que não têm taxas de depósito. O Mercado Bitcoin oferece uma liquidez que está entre as melhores do Brasil, o que explica seus mais de 100 mil clientes.

BitCambio

A BitCambio é outra corretora com sede no Brasil Suas taxas variam dependendo do volume de negociação. A empresa aceita transferências de grandes bancos brasileiros, de forma rápida e barata.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo