InvestimentosOpções Binárias

O que são e como investir em Opções Binárias

O trading de binárias alcançou fama considerável num período curto de tempo no Brasil. Muitos até conseguem viver deste mercado. Mas o que exatamente são as binárias? Como elas diferem das opções consideradas “normais” (por exemplo, stock options)? E como podemos lucrar com elas? Neste artigo, respondemos a essas perguntas.

Opções binárias (também chamadas “opções digitais” ou ainda “tudo ou nada”) são opções de um tipo especial. As opções binárias vinculam-se sempre a um ativo subjacente. Pode ser uma ação, mas também, por exemplo, uma commodity (soja, petróleo, ouro etc.), um índice financeiro como o S&P500 ou mesmo divisas, como o dólar americano e sua relação com outra moeda.

O quanto podemos ganhar ou perder com uma binária depende do desempenho do ativo subjacente num determinado período. Esse período, no caso, deve coincidir com o termo específico que você designou ao adquirir a opção.

Características das Opções Binárias

Dois principais elementos que caracterizam as binárias são:

  • A opção é independente do produto. O vencimento da opção não significa a distribuição do ativo subjacente. Em vez disso, recebemos a quantia exata da relação percentual acordada na compra da opção.
  • Existem somente dois resultados possíveis (daí o título de opções “binárias”): valorização (alta) ou desvalorização (queda) do ativo. Não importa o quanto o ativo mudou em seu valor. Se no vencimento o preço tiver respondido na direção indicada no momento em que assumimos uma posição, recebemos a recompensa por isso.

Graças a esses recursos, as binárias são mais simples e acessíveis que uma opção comum. Quando compramos uma binária, todos os parâmetros fundamentais devem ser estabelecidos:

  • O momento em que a opção vence (ou seja, sua “expiração”)
  • Se prevemos um aumento ou redução do preço (CALL ou PUT)
  • Quanto ganharemos (geralmente 80% a 90% sobre o valor aplicado) ou perderemos com a opção (geralmente tudo o que gastamos nela)
  • A quantia que desejamos arriscar

Com todos os detalhes já estabelecidos, a pergunta que precisamos ainda responder é: o ativo subjacente aumentará ou diminuirá de valor? Se pudermos prever isso corretamente, obteremos grandes somas de dinheiro operando binárias. Se tivermos a capacidade de especificar com inteligência quanto dinheiro arriscar comprando cada opção, nunca perderemos mais do que investimos dentro de um ciclo de negociações.

Exemplo de negociação com binárias de ações

Suponha que acreditamos que a ação da Google está atualmente supervalorizada em US$123,43 e que irá diminuir de valor um dia após o início da negociação. Podemos, portanto, escolher uma binária tendo a ação da Google como ativo subjacente, na esperança de tirar proveito da queda esperada. Devemos, então, definir os seguintes parâmetros no momento de contratar a binária:

  • Uma validade de 24h (já que esperamos a variação para o dia seguinte)
  • Como esperamos queda do preço, definimos uma operação de PUT
  • Tendo em vista quanto esperamos ganhar em percentual (normalmente, em torno de 80% de lucro), definimos o valor aplicado (por exemplo, 50 reais)

Depois de fechar a opção, não existe mais a necessidade de ficar de olho no preço. Podemos nos concentrar em outras opções ou em outra coisa qualquer que temos em mente. A opção irá expirar automaticamente após 24 horas e o resultado será refletido em conta.

Neste caso específico, poderá aparecer que as ações negociadas da Google tiveram uma leve queda em seu valor. Caso isso ocorra, você ganhará dinheiro conforme previsto. Não importa a magnitude da queda no valor. O que as binárias têm de especial é justamente isso. Caso o valor da ação caia para US$123,42 (ou seja, apenas 1 centavo), você já estará na posição de dinheiro, como dizem os investidores. Você não apenas receberá de volta o valor investido (50 reais), mas também um lucro de 80% sobre o valor (40 reais).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo