Como encontrar a corretora Forex com menor spread?
A palavra spread vem do inglês e significa espalhar em português. Ele é simplesmente a diferença que sempre existe entre preços de compra/venda de qualquer ativo. Essa diferença é a maneira como sua corretora fatura pelos serviços que presta a você. Logicamente, ele pode variar bastante entre as corretoras e impacta diretamente os seus lucros.
Qual é o impacto do spread em seu retorno?
Dependendo da frequência de sua negociação, o spread tem uma importância diferente:
Negociação no longo prazo: as taxas têm pouco impacto no resultado final do trader e, portanto, o spread é menor.
Day Trading: o investidor que abre e fecha posições no mesmo dia deve observar suas taxas de negociação, pois elas têm um impacto bastante grande no retorno obtido.
Scalping: especuladores mais intensos devem ter taxas competitivas, então aconselhamos a você pesquisar bastante para encontrar as melhores ofertas em corretoras sérias.
Como encontrar o melhor spread?
Antes de tudo, você deverá definir duas coisas:
- Qual par pretende negociar
- Qual o valor que pretende negociar desse par
Por que isso? Simples: corretoras podem oferecer spreads diferentes para pares diferentes e para volumes negociados diferentes. Isso depende, por exemplo, do local onde a corretora está, o que pode dar maior liquidez em alguma moeda. Depende, também, da estratégia de mercado da corretora, que pode estar interessada em atrair mais clientes de um certo perfil ou por algum tempo específico, entre outras explicações.
Portanto, defina bem o tipo de operação que você pretende executar antes de sair conferindo o que as corretoras oferecem. Consulte também os diferentes planos de cada corretora, pois é possível obter, normalmente, spreads melhores quando se tem uma conta premium, por exemplo.
Tipos de spread existentes
- Spread nulo: igual ao spread interbancário
- Spread negativo: possível de encontrar raramente e apenas em algumas estratégias de arbitragem
- Spread fixo: a corretora assume o spread praticado no mercado e fixa seu valor
- Spreads variáveis: a corretora soma sua margem ao spread interbancário e fatura o total do cliente
Spread fixo vs. variável
Os spreads fixos nunca variam conforme as flutuações do mercado ou outros fatores. A corretora determina um preço para cada par que oferece e esse spread não muda, o que permite que os traders antecipem melhor seus custos para negociar. Ressalta-se, porém, que esses custos não são sempre garantidos em períodos de extrema volatilidade.
Já com spreads variáveis, após a divulgação de estatísticas importantes, por exemplo, os spreads serão maiores. Quando você usa taxas variáveis, elas são significativamente mais restritas do que com spreads fixos, mas, em última instância, você pode economizar dinheiro em seus custos de negociação.
Embora as taxas fixas sejam previsíveis independentemente da liquidez ou volatilidade do mercado, spreads variáveis tendem a reduzir os custos gerais quando o mercado está calmo. Spreads mais justos e competitivos serão um fator significativo para seus resultados no trading .
Mas a melhor estrutura de spread para você depende, em última análise, de vários fatores:
- Seu estilo de negociação
- Seu apetite por risco
- Sua capacidade de reagir num mercado em rápida mudança
Não devemos esquecer a estratégia de execução, que é particularmente importante para alguns perfis de traders, como os scalpers.
Negociando com spread reduzido
Para quem usa spreads variáveis, é possível reduzir o custo total da negociação e melhorar o desempenho geral. Você só precisa saber quando e qual instrumento negociar para se beneficiar das melhores condições.
Se você tiver escolha, tente negociar durante momentos com volume maior de negociação. Em particular, nos períodos em que várias sessões de negociação estão abertas simultaneamente, como a europeia e a americana.
Ao negociar em períodos de maior atividade, você se beneficia de spreads mais competitivos do que ao negociar durante a noite, por exemplo, quando a liquidez é menor.